Produtores tangaraenses conheceram sistemas de criação, manejo e produção de pasto

Na cidade de Coronel Pacheco, em Minas Gerais, os produtores rurais tangaraenses conheceram três sistemas já testados com sucesso pela Embrapa Gado de Leite e um projeto ainda em fase de experiência. A missão liderada pelo prefeito Júlio César Ladeia e pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como objetivo tornar os conhecimentos acessíveis aos produtores tangaraenses e empresários do setor.

O sistema de criação de bezerros em abrigos individuais chamou a atenção dos produtores. A apresentação foi feita pelo pesquisador da área de nutrição animal a Embrapa, doutor Hermenegildo de Assis Villaça. O sistema se baseia na utilização de abrigos onde os bezerros são forçados a substituir o leite pela ração (suplemento alimentar). Em média deixam de mamar por volta de 70 dias, o que significa redução do custo de produção da novilha e mais renda de leite.

Outro projeto já testado com sucesso é o sistema silvipastoril – resultado de uma pesquisa que durou 12 anos. Pelo sistema o pasto (braquiária) é produzido em meio a árvores (eucalipto, acácia ou coco). O sistema provou que as árvores não atrapalham o crescimento do pasto desde que o sombreamento não seja superior a 30%. Seguida a regra, o produtor agrega valor pela produção de madeira ou frutos.

O sistema de lotação rotacionada, que divide a área em 25 piquetes com permanência de 1 dia em cada e período de descanso do pasto de 24 dias, aumentando a taxa de lotação de duas cabeças por hectare para 10 cabeças. O estudo também demonstrou que a produção também melhora com a utilização de suplementação alimentar com concentrados.

Os produtores também conheceram uma pesquisa que avalia o controle do carrapato através da utilização de uréia na pastagem. A pesquisa foi apresentada pela mestranda da UFMG Rebeca Wanderley.

“Apesar de ter sido um tempo curto, os produtores visitantes tiveram conhecimento de algumas práticas de manejo de bovinos de leite com foco na cria e recria de fêmeas, alimentação de vacas em lactação e utilização de pastagem de capim estrela africana em sistema de lotação rotacionada. Espero que as informações tenham despertado os produtores no sentido de aprimorar a atividade leiteira em sua região”, avaliou o difusor de tecnologia da Embrapa José Augusto Salvati.

Anualmente a Embrapa Gado de Leite de Coronel Pacheco recebe cerca de 4 mil visitantes, entre produtores de leite, estudantes da área de ciências agrárias e escolas agrotécnicas, e técnicos estensionistas da rede pública e privada. Agora a Missão tangaraense seguirá viagem para o Município de Guaxupé, ainda em Minas Gerais, quando a partir das 09h da manhã de quinta-feira conhecerão fazendas de gado leiteiro no município.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa