Empresários pedem zoneamento comercial para drogarias

Os empresários do ramo farmacêutico foram recebidos pelo prefeito Júlio César Ladeia nesta quinta. A audiência foi solicitada pelos vereadores Celso Ferreira e Luiz Henrique para apresentar ao prefeito as reivindicações da categoria. Eles querem prever em lei o zoneamento comercial para a instalação de drogarias e farmácias em Tangará da Serra.

De acordo com os empresários, em 50 dias Tangará da Serra saltou de 35 drogarias para 42. A maioria das novas farmácias se instala no centro da cidade, obrigando os moradores dos bairros a se deslocarem em grandes distâncias para ter acesso ao comércio de medicamentos.

Em resposta o prefeito Júlio César determinou estudo por parte da Assessoria Jurídica do Município para avaliar a legalidade do zoneamento proposto pelos empresários. A análise será feita em conjunto com a Assessoria Jurídica do Poder Legislativo. As mudanças valeriam apenas para os novos empreendimentos no setor, e as farmácias atuais permaneceriam nos locais em que estão.

“Acredito que a solicitação dos empresários é justa, é um setor que merece nossa atenção e o zoneamento não impedirá novas empresas de se instalarem, mas irá obrigar que respeitem os limites de distância com as que já existem e isso forçará a instalação nos bairros, beneficiando a população”, explica o vereador Celso Ferreira.
Para o vereador Luiz Henrique a mudança corrige o desequilíbrio hoje existente. “Teremos os setores determinados, os raios de acesso definidos e quem ganhará é o povo. Agora precisamos apenas da fundamentação legal para que a matéria seja encaminhada e comece a tramitar e, em sendo aprovada, passar a ser cumprida”, concluiu.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa