Pólo aeronáutico: Projeto está mais perto de ser concretizado em Tangará da Serra

Com apoio do Deputado Federal Valtenir Pereira, o prefeito em exercício José Pereira Filho participou na tarde de quarta-feira, 24, de audiência com o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery. Participaram também da reunião o administrador do aeroporto de Tangará da Serra, Seelig I. Costa, o ouvidor do município, Moacir Coppola e o vereador Luiz Henrique Barbosa Matias. A pauta da reunião foi a instalação do pólo aeronáutico em Tangará da Serra.

O prefeito em exercício retornou a Tangará da Serra na noite de quarta-feira bastante otimista. “A reunião foi bastante positiva, o brigadeiro Godinho achou nossa cidade geograficamente bastante estratégica, além de que nossa região também tem condições de estar concretizando esse projeto”, disse Zé Pequeno.

Outro ponto bastante positivo foi a apresentação do projeto. “Nós já estamos com o projeto pronto e estamos na frente de outras cidades que também tem o mesmo objetivo, então, com certeza, isso é ponto para Tangará da Serra”, falou o prefeito.

De acordo com o projeto, o pólo abrigará empresas de manutenção, montagem e pintura de aeronaves, um aeroporto com transporte comercial, um Porto Seco para importação e exportação de produtos, além de cursos de montagem, mecânica e pilotagem.

A instalação desse pólo atenderá aos estados de Mato Grosso e Rondônia. “Hoje os proprietários de aeronaves têm que se deslocar até São Paulo ou Paraná para fazer revisão e manutenção e isso que nós queremos resolver com a implantação deste projeto aqui na nossa cidade, além de que algumas empresas enxergam nesse pólo uma alternativa para a manutenção e montagem de aeronaves”, afirmou Zé Pequeno.

O deputado Valtenir defendeu a proposta, principalmente, por esta significar a interiorização das oportunidades. “A construção desse pólo atenderá uma região em um raio de 500 quilômetros, que tem por vocação o agronegócio com muita demanda por aviação agrícola e comercial. Esse projeto vai contribuir na redução do custo de manutenção das aeronaves, além de gerar emprego e renda, vai também fazer de Mato Grosso referência no setor aeronáutico”.

O brigadeiro afirmou que todos os passos dados, nos últimos dois anos, garantem o sucesso do projeto. “A grande vantagem é que o pólo aeronáutico visa atender uma demanda já existente no Estado e isso desperta o interesse econômico dos empresários do ramo aeronáutico, geralmente, as solicitações são feitas para que se consiga despertar o interesse econômico dos empresários”.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa