Prefeito faz abertura do Seminário do Bambu


O prefeito em exercício José Pereira Filho fez a abertura oficial do 1º Seminário Mato-Grossense do Bambu, realizado no Centro Cultural. O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de 500 pessoas. Para o prefeito o potencial turístico da cidade justifica a preocupação com artesanato.

“O turismo gera empregos, mas para isso é preciso que o Poder Público prepare a comunidade para saber aproveitar essa oportunidade e é isso que está sendo realizado neste momento quando investimentos na difusão dos conhecimentos sobre a utilização do bambu como matéria prima para a confecção de artesanato, instrumentos musicais, enfim”, afirmou José Pereira.

Em seu discurso o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Weligton Duarte ressaltou que já existe produção de bambu. “Temos mas não utilizamos porque ainda não havia sido realizado nenhum trabalho neste sentido e este seminário é o ponta pé inicial de um trabalho que, esperamos, será grandioso”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do coordenador do Núcleo de Participação em Economia Solidária Francisco Aparecido dos Santos, e da presidente da Associação Mato-Grossense de Artesanato e Reciclagem Vânia Janones. A primeira palestra foi realizada pelo arquiteto Rubens Cardoso, que estuda o bambu desde 1989.

Nesta quinta o seminário continua com palestras sobre designer de instrumentos musicais a partir do bambu, utilização do bambu na culinária, e no artesanato. As palestras começam às 19h00 de hoje no teatro do Centro Cultural.

Assessoria de Imprensa