Júlio César e Jaconias são diplomados pela Justiça Eleitoral

MARCOS FIGUEIRÓ
Assessoria de Imprensa

O prefeito Júlio César Ladeia e o vereador José Jaconias da Silva foram diplomados pela Justiça Eleitoral como prefeito e vice-prefeito eleitos, respectivamente. Na solenidade também foram diplomados os vereadores eleitos e os respectivos suplentes.

Em seu discurso o prefeito Júlio César elogiou o trabalho do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral. Agradeceu o apoio da Família, dos partidos, do vice, José Jaconias, e lembrou seu pai José Ladeia (in memorian).

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, dia 18, no auditório do Centro Cultural com a presença do juiz eleitoral Jamilson Haddad Campos, do promotor Ari Madeira Costa, deputado estadual Wagner Ramos, do presidente da Câmara vereador Celso Roberto Vieira, do juiz Jacob Sauer, major Tadeu, representando o Comando Regional da Polícia Militar área sete, e do delegado regional da Polícia Civil Aldo Silva da Costa.

Confira na íntegra o discurso do prefeito, Júlio César Ladeia:

"Boa noite,
Cumprimento a todos aqui presentes e cumprimento também as autoridades que compõem a mesa de honra, doutor Jamilson Haddad Campos, Presidente da Junta Eleitoral e Juiz Eleitoral, doutor Ari Madeira Costa, Promotor Eleitoral, senhor Jefferson Wagner Ramos, deputado estadual, senhor Celso Roberto Vieira, Presidente da Câmara Municipal, doutor Jacob Sauer, Juiz de Direito da Comarca de Tangará da Serra, Major Tadeu, representando o Comando Regional da Polícia Militar área sete, doutor Aldo Silva da Costa, delegado regional da Polícia Civil em Tangará da Serra.

Meritíssimo Juiz Jamilson Haddad, quis Deus que V. Exª estivesse na condução destas eleições. V. Exª merece aí estar porque o processo foi conduzido com lisura. Hoje comemoramos todos a vitória principal, que não foi de nenhum político: A vitória da Democracia.

Doutor Ari Madeira, de 1990 a 1994, nos quase cinco anos que estive no nortão de mato grosso, conheci ali muitas pessoas nascidas no seu Estado, o Maranhão. Aprendi a admirar o estado do maranhão e transformou num sonho conhece-lo porque sempre admirei a sensibilidade, a garra e a humildade daquela gente. Percebo agora, que o Maranhão, aqui e Tangara da Serra está representado por um homem de fibra, de coragem que mostrou todo o seu zelo com a Lei, e teve eco no judiciário não permitindo a maior das aberrações eleitorais.

Por isso doutor Ari Madeira, o Maranhão deve estar com inveja de nós.

Por isso doutor Jamilson Haddad, esperamos em breve que Mato Grosso veja V. Exª vestido com a toga de desembargador para dignificar ainda mais o Judiciário.

Fui reeleito. E ao preparar este discurso lembrei da biografia de Franklin Roosevelt. Foi o único presidente na História dos Estados Unidos a ser eleito quatro vezes consecutivas. E o que ele disse ao assumir o quarto mandato? Palavras de alguém acomodado? Promessa de apenas “fazer o mesmo”? Não. Ele disse:

“Poderia dizer que o sacrifício nos espera. Mas é um privilégio.”

Quero dizer que, na História desta cidade tivemos pessoas que como meu pai José Ladeia, acreditaram e houve quem dedicasse sua vida para que hoje Tangará da Serra estivesse onde está. Homens e mulheres que acreditaram nesta terra quando aqui nada havia. E pessoas como o saudoso vereador Daniel Lopes da Silva que não desistiram e pagaram caro por escolherem o lado certo. Este momento é dedicado a cada um de vocês.

Há quatro anos, numa cerimônia muito parecida com esta, fui diplomado pela primeira vez. Hoje agradeço a Deus por voltar a ter este privilégio. Mas este diploma eu recebo com outro significado.

Na verdade a primeira eleição representava o voto da esperança. Naquela cerimônia recebi o diploma sabendo que tínhamos pela frente quatro anos que inspiravam um pouco de dúvidas nos que haviam votado em nós. E mais dúvidas ainda nos que não tinham votado.

O diploma de hoje representa um novo sentimento. É a aprovação do nosso governo.

Pelas vias democráticas o Povo aprovou e disse que estamos no caminho certo. Mas eu o Jaconias, e os que acreditaram, gratuitamente e nos incentivaram e trabalharam pela nossa reeleição, sabemos da responsabilidade que temos e da esperança renovada e agora depositada neste novo Governo.

A cidade cresceu, gerou empregos. Fomos reconhecidos pelos incentivos que proporcionaram estes avanços. Agora a missão é ainda maior, temos que continuar a estimular esse desenvolvimento econômico. As pessoas desejam que seus impostos continuem sendo bem aplicados, se transformando em obras, para que a cidade continue a crescer.

As pessoas querem mais, deputado Wagner Ramos. As pessoas querem mais!

E nossa missão é garantir que o rio corra seu leito de desenvolvimento. Evitando que os abastados sejam impedidos de crescer mais, e ajudando os carentes para que a distância, que os separa do outro grupo, não seja tão grande. Isso é governar para quem precisa de Governo.

Quero parabenizar a todos os servidores da Justiça Eleitoral porque estas eleições são a prova de que o Povo é soberano. Foi um processo justo e democrático.

Agradeço a todos os que colaboraram com nossa administração, especialmente aos que ocuparam cargos de extrema confiança.

Agradeço aos que nos criticaram, pois nos mantiveram em alerta.

Agradeço aos que me elegeram e quero dizer aos que optaram por outras candidaturas que compreendo. É sedutor o conto de que uma eleição é um jogo de poder, onde os políticos ganham ou perdem.

Mas é preciso dizer que isso não é verdade.

A grande verdade sobre a importância do processo eleitoral, é que ele define os rumos da cidade, do Estado, do País. O Povo ganha, ou perde!

Na campanha nós dissemos isso e a maioria entendeu: a vida não é um brinquedo. Viver é tomar as decisões. Decisões que um dia – vistas do futuro – nos orgulharão, ou não.

A verdade é que os partidos representam ideologias. Que as coligações representam pensamentos que se unem em torno de uma causa. E que a democracia é a expressão de quais idéias a maioria prefere.

Pra encerrar, quero falar sobre uma ameaça que de alguma forma pode nos atingir. O Governo Federal emitiu sinal de alerta ao anunciar que a arrecadação no próximo ano poderá ser menor. Em novembro houve a primeira queda mensal de arrecadação desde 2003.

Mas crise também é tempo de oportunidades. Enquanto uns choram, vamos vender lenços.

Então, um recado aos que por algum motivo desanimam diante da primeira dificuldade: Não duvidem do futuro ainda mais promissor que aguarda esta cidade.

Da nossa parte esperem ações que continuem possibilitando oportunidades a todos.

Vamos promover ações integradas com outros municípios, porque não pretendemos ser uma ilha de desenvolvimento. É preciso que o desenvolvimento seja regional, e trabalharemos para isso para que nosso mercado de trabalho não fique saturado. O sucesso regional nos fortalecerá ainda mais como pólo.

Da parte de cada um, o que esperamos é ânimo para o trabalho, para que juntos possamos transformar novos sonhos em realidade.

Saibam todos que essa vitória não foi me dada como um presente. Mas uma missão, que espero em Deus, cumprir e assim honrar a todos os que lutam pela dignidade na política.

Por fim, agradeço a minha Família, minha querida mãe Neide, que está aqui vigilante acompanhando o cumprimento desta minha missão, meus irmãos, meus filhos, minha noiva Karen, e a uma pessoa que não está mais aqui, meu pai José Ladeia, que um dia me disse:

Não basta ser apenas prefeito de Tangará da Serra meu filho, você precisa ser o melhor prefeito que esta cidade

E de onde o senhor estiver, sei que está acompanhando e sabe que honro suas palavras a cada dia.

Obrigado e que Deus nos ilumine a todos."