Prefeitura amplia atendimento a pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde de Tangará da Serra

A partir de segunda-feira, dia 10/01, 19 das 22 Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede municipal de saúde de Tangará da Serra abrirão das 7h às 11h da manhã para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios, sem a necessidade de agendamento prévio. A medida adotada pela Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o serviço ofertado, considerando o aumento do número de cidadãos com quadros respiratórios. O novo protocolo adotada irá perdurar por duas semanas, ou seja, até o dia 21/01.

Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, o prefeito Vander Masson anunciou o novo protocolo de atendimento juntamente com a equipe técnica do Hospital Municipal e da UPA, e com o responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica. “Tivemos um aumento considerável na procura de pacientes por atendimento na UPA com sintomas respiratórios, com atendimento médio de 300 a 500 pessoas por dia, somente na UPA. Isso desde o dia 26 de dezembro de 2021, logo após o Natal. Diante desse quadro tomamos decisões importantes que visam ampliar o atendimento nas unidades de saúde do nosso município”, explicou o prefeito.

Participaram da tomada de decisão e da coletiva de imprensa o enfermeiro Rômulo Cezar Ribeiro, Responsável Técnico pelo Hospital Municipal e UPA, o médico Ciro Luiz Fernandes, Diretor Técnico do Hospital Municipal e UPA, Jucelia Pereira Luz, chefe administrativo do Hospital Municipal e UPA, e Fabrício Queiroz, responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica.

Das 22 unidades de saúde do Município, apenas três não trabalharão com o novo protocolo a partir de segunda-feira. São elas, a USF do Altos do Tarumã, a USF do Centro e a USF do Jardim Santa Izabel. Em uma delas a médica responsável está grávida e nas duas outras unidades os médicos estão de férias.

“Quem recebe atendimento em uma dessas três Unidades não precisa se preocupar, os pacientes serão remanejados para receberem atendimento nas unidades de saúde localizadas nos bairros vizinhos ou, em último caso, dependendo do quadro do paciente, ele será encaminhado para a UPA 24 Horas”. Os demais pacientes, com sintomas não-respiratórios, deverão buscar atendimento nas Unidades de Saúde no período da tarde. “Nosso objetivo com essa medida é dar um atendimento de maior qualidade para a nossa população e reduzir as aglomerações registradas nas duas últimas semanas na UPA”, ponderou o prefeito.

Medidas de segurança

O prefeito Vander Masson reiterou a necessidade da população em geral manter as medidas sanitárias e de biossegurança. “As medidas devem ser mantidas e respeitadas por todos, como uso de máscara e álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Essas medidas são importantes, pois valem para todos os problemas respiratórios, não somente o COVID, mas também para influenza, gripe e outras doenças”, disse.

O médico Ciro Luiz Fernandes, Diretor Técnico do Hospital Municipal e UPA, destaca que a mudança no protocolo de atendimento beneficiará a população e servirá para ter um parâmetro melhor da situação. “Nós temos apenas uma unidade de saúde respiratória, que era na UPA, e a partir de segunda nós teremos 19 para atender a população, sendo pela manhã exclusivo para atendimento de pacientes com sintoma respiratório”, destacou.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação