Executivo concede licença prêmio e abono salarial a profissionais da educação que recebem com recursos do Fundeb

O prefeito municipal de Tangará da Serra, Vander Masson, juntamente com o secretário de Educação, Vagner Constantino, a secretária de Fazenda, Ângela Nascimento, e o vereador Sebastian Ramos, líder do prefeito na Câmara Municipal, apresentaram no final da tarde desta quarta-feira, dia 15/12, dois projetos de lei que serão votados pelo Legislativo ainda esta semana concedendo licença prêmio e abono salarial a profissionais da educação básica que recebem recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As propostas atendem a reivindicação dos profissionais de educação do Município de Tangará da Serra. “Estamos atendendo a um pedido feito pelos profissionais da educação que atuam no Município. É uma obrigação que nós temos de cumprir, que é a aplicação dos 70% dos recursos do Fundeb na questão salarial de profissionais da educação”, disse o prefeito Vander.

O Projeto de Lei Complementar nº 21/2021 altera dispositivo da Lei Complementar Nº 163, de 2012, amparado em resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), regulamentando o pagamento. Com a proposta, o artigo 62 da LC 163/2012 passa a vigorar com o seguinte texto: “Após cada quinquênio ininterrupto de efetivo exercício no serviço público, o profissional da educação fará jus a 03 meses de licença, a título de prêmio por assiduidade, com o piso salarial do cargo efetivo, correspondente à classe e nível, sendo permitida sua conversão em espécie, parcial ou total”.

Já o projeto de lei ordinária 203/2021 dispõe sobre a conversão em pecúnia da licença prêmio por assiduidade e regras e requisitos para concessão de abono pecuniário. Importante frisar que a proposta contempla somente os profissionais da educação básica que recebem recursos oriundos do Fundeb.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação