Produtor rural convoca proprietários para aderirem a projeto de recuperação do Rio Queima-pé

O prefeito municipal, Vander Masson, e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Scolari, acompanharam esta semana os trabalhos de recuperação da nascente do Rio Queima-pé, que abastece Tangará da Serra. Coordenados pelo consultor ambiental Décio Siebert, com participação de estudantes de agronomia da Unic, o projeto é apoiado pelos produtores rurais Reinaldo Bonzanini e Antônio Guzatti.

Décio Siebert explica que na propriedade particular foram feitas curvas de nível e estão sendo implantados drenos que irão auxiliar na infiltração da água da chuva para ficar armazenada no lençol freático, dando maior estabilidade à nascente do Queima-pé. A medida, segundo o consultor ambiental, é importante e deve ser implantada em toda a extensão do rio, com adesão de todos os proprietários de fazendas, sítios e chácaras.

O prefeito Vander Masson agradeceu a adesão dos dois produtores rurais e destacou a importância da participação dos demais. “Quero agradecer ao Antônio Guzatti e ao Reinaldo Bonzanini, que forma parceiros nossos, que entenderam o objetivo e a importância da realização desse trabalho de recuperação da nascente do nosso Rio Queima-pé. Esses produtores, que aderiram a esse projeto vão dizer aos amigos deles da importância disso aqui”, disse o prefeito.

Antônio Guzatti sabe da importância de recuperar o Rio Queima-pé. Ele convoca os demais proprietários que façam adesão ao projeto.

“Convoco aqui os outros proprietários, o Rio Queima-pé tem 8 a 10 quilômetros de extensão daqui até na ETA [Estação de Tratamento de Água], então todos esses companheiros, os agricultores, os proprietários que façam esse trabalho junto com o prefeito, com o Décio, com a Secretaria de Infraestrutura, porque é um trabalho importantíssimo, que deve ser feito não só na cabeceira e sim em todas as vertentes que abastecem o Queima-pé. Fica um recado para os amigos o desafio para que a gente pegue pra valer, vamos tocar o barco e abraçar esse projeto para preservar o Queima-pé, rio tão importante que abastece nossa cidade”, destacou.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação