ARTIGO - O valor do pensamento.

*Rebeca de Jesus*

Nesta semana decidi escrever sob a perspectiva de uma obra literária famosa e, até certo ponto, comum, 1984 de George Orwell.

A obra retrata um futuro nada promissor e muito despótico, em que um líder, Grande Irmão, controla uma nação (com limites diferenciados aos de hoje). Na história, o personagem principal sente, em seu íntimo, que tem mais liberdade do que ele realmente desfruta, porém não encontra nada que comprove esse anseio.

Continuando, também nesta nação existe a polícia das ideias cuja especialidade é, oficialmente, sufocar qualquer pensamento de liberdade ou contrariedade ao regime imposto.

Neste momento, paro meu breve relato para chamar a sua atenção: Existe semelhança na história de Orwell com o que vivemos ou ouvimos hoje? Você consegue vislumbrar um futuro semelhante sendo desenhado para a nossa nação?

Não querendo aprofundar em vertentes políticas, é do conhecimento de todos que atos de censura e controle de mídias são propagados por governos de vertente comunistas.

É inacreditável imaginar que as pessoas não se comovam ainda com esse tema, não tenham receio de ser restringidos em seus pensamentos ou conteúdo à sua disposição.

Mais uma vez convoco a você, leitor, a colocar seus pensamentos em ação, buscar conhecimento profundo e entender que não se luta por líder A ou B, vale a pena lutar pela liberdade, e que nem A e B tem o direito de roubar, ameaçar ou tirar de qualquer cidadão.

O final da obra de Orwell não é tão estimulante ou motivador, mas serve para nos alertar, nos fazer refletir. Certamente, o personagem principal não possa salvar uma nação sozinho, mas toda uma nação, unida, pode salvar o personagem principal. Fazendo isso, também, salvará a todos os demais.

*Rebeca de Jesus é Advogada Tributarista*