Iniciadas obras de transposição de água do Rio Russo para represa da ETA Queima-pé

Máquinas da Prefeitura Municipal começaram na manhã desta quarta-feira, dia 21/07, os serviços para captação e transposição de água do Rio Russo para a represa da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Queima-pé. Os trabalhos seguirão pelas próximas duas semanas e a previsão é de que no máximo em 15 dias os equipamentos estejam em funcionamento.

O prefeito municipal, Vander Masson, o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Heliton Luiz de Oliveira, e o secretário de Infraestrutura, Marcos Scolari, fizeram uma visita in loco na represa onde será instalada uma motobomba que fará a captação da água do Russo, a qual será canalizada por 2.700 metros, passando por dentro de fazendas, até a cabeceira do córrego Uberabinha, posteriormente abastecendo a represa Sitna, já na ETA Queima-pé.

MEDIDAS COM ANTECEDÊNCIA

O prefeito Vander Masson explica que o Município está tomando medidas com antecedência, para evitar o máximo possível de impacto à população. Primeiro, o Município baixou um decreto declarando situação de emergência, chamando a atenção da população para a necessidade de economizar água e facilitando a aplicação de medidas urgentes para minimizar a situação.

“No nosso entendimento, essas medidas têm que ser tomadas agora e não deixar chegar em uma fase grave, uma fase crítica para buscar solução para um problema que a gente já sabe que vai acontecer. Estamos vivendo uma estiagem severa, choveu apenas 60% do que choveu na estação chuvosa passada, de 2019 para 2020, então, se em 2020 tivemos uma crise hídrica, esse ano será ainda pior, em virtude do baixo índice pluviométrico”, previu o prefeito.

TUBOS PRÓPRIOS

De acordo com chefe do Executivo, os tubos utilizados na transposição são próprios do Samae, porém, manilhas também estão sendo adquiridas para completar a canalização da água. “Estamos utilizando canos próprios do Samae para levar a água por um trecho, por bombeamento, no restante do trajeto serão usadas manilhas de 40 centímetros de diâmetro, que estamos adquirindo aqui mesmo na cidade, nesse trecho a água vai por gravidade até chegar no Uberabinha e posteriormente na ETA”, disse o prefeito.

Inicialmente havia o plano de tomar emprestada a tubulação de usinas de álcool da região, porém, a estiagem forçou o setor a utilizar seus equipamentos para minimizar os impactos da falta de chuva em suas plantações.

TRAJETO

Heliton explica que neste ano, a captação de água do Rio Russo, além de começar com antecedência, será feita de maneira diferente do ano passado. Os tubos serão subterrâneos e o sistema será implantado em linha reta. “Vamos fazer essa captação de uma forma diferenciada, com a tubulação enterrada. Já iniciamos a limpeza da represa, na parte de assoreamento. A partir de amanhã [quinta-feira] a gente já começa a fazer as valas para colocar a tubulação. São aproximadamente 2.700 metros de forma linear, em linha reta, passando pela fazenda Colorado e a propriedade do senhor Levir Delcaro até a cabeceira do Uberabinha”, disse, agradecendo aos proprietários das fazendas.

DEMAIS REPRESAS

O diretor do Samae relata ainda que a transposição de água do Rio Russo trará mais segurança ao abastecimento da cidade, uma vez que está começando mais cedo e deixando as represas a montante com água reservada para ser utilizada no futuro. “Vamos utilizar nesse primeiro momento a captação de água do Russo, deixando de usar os nossos reservatórios, que ficarão à disposição para serem utilizados na parte final da crise hídrica que estamos vivendo”, explicou.

ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR

O prefeito Vander Masson pede compreensão e apoio da população, pois essa é uma medida a curto prazo, emergencial, para evitar o desabastecimento da população enquanto a solução definitiva é legalizada para ser implantada. “Precisamos todos nós nos conscientizarmos. Temos que economizar para não faltar. É importante que a população faça sua parte, não lavando calçadas e veículos com mangueira, precisamos mudar a rotina em casa para gastar menos água”, disse.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação