Prefeito Vander apresenta projeto para captação de água do Rio Sepotuba

O prefeito Vander Masson apresentou na manhã desta quarta-feira, dia 23/06, o projeto de captação de água bruta do Rio Sepotuba, para abastecimento de Tangará da Serra. A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa na Prefeitura Municipal. Participaram do ato, o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Heliton Luiz de Oliveira (Leto), o engenheiro Luiz Roberto Henriques Marques, gerente técnico do SAMAE, responsável pelo projeto, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Brito.

“É uma necessidade urgente da nossa cidade e uma das nossas prioridades desde que assumimos a Prefeitura em janeiro: trazer água do Sepotuba para evitar que problemas de abastecimento se repitam. Esse projeto foi construído pela nossa equipe técnica do SAMAE, coordenada pelo engenheiro Luiz Roberto Marques, em menos de 120 dias”, destacou o prefeito.

Agora, com o projeto em mãos, segundo o prefeito Vander, a gestão municipal aguarda o licenciamento ambiental para já dar início no processo licitatório. “Em média, esse projeto irá custar R$ 22 milhões e a nossa meta é colocar ele em execução o mais breve possível. Sabemos que vamos passar um ano difícil, estamos agindo com responsabilidade e de forma transparente, apresentando esse projeto para a nossa população”, disse, explicando que a captação será feita a aproximadamente 15 quilômetros da cidade.

Para executar a obra serão utilizados recursos próprios, porém, além disso, o Município busca recursos do Governo do Estado.

Em relação ao projeto anterior, cuja licitação foi cancelada em 2020 após intervenção do Ministério Público, por apresentar inúmeras inconsistências, o novo projeto apresenta uma série de mudanças, a começar pela tubulação, que será de ferro fundido de 600 milímetros (e não mais de 800 mm), com durabilidade de 100 anos.

A previsão é que após executado, o projeto atenda a demanda de abastecimento de água de Tangará da Serra pelos próximos 20 anos, podendo ser ampliado caso haja necessidade.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação