Wellington defende prioridade de internet para zonas rurais em Mato Grosso

Parlamentar quer que ao menos 55 localidades incluídas no Plano Geral de Metas para a Universalização tenham serviços executados com a “maior brevidade possível”

O senador Wellington Fagundes pediu ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Leonardo de Morais, que as zonas rurais de Mato Grosso sejam priorizadas no Plano Geral de Metas para Universalização da Internet 2021-2025 (PGMU V), do Governo Federal. Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, Wellington alertou o presidente da agência que as atuais deficiências de acesso comprometem a atividade econômica, especialmente aquelas ligadas à agropecuária.

“É importante destacar que o avanço tecnológico empregado na produção rural depende desse acesso. São equipamentos de última geração, com alta tecnologia embarcada, responsáveis pelo expressivo aumento da produtividade no campo”, argumentou o senador. Na semana passada, Wellington Fagundes esteve com o ministro Fábio Faria, das Comunicações, e pediu ampliação do número de pontos de acesso, operadoras e antenas em todo o Estado.

Ele também reivindicou que sejam agilizados os leilões de concessão, especialmente para as regiões onde existem escolas rurais, assentamentos e atividades de agricultura familiar, tanto para as redes que já existem, quanto ao novo 5G, que deve aumentar, exponencialmente, a qualidade do ensino e a produtividade mato-grossense.

Na ocasião, o senador afirmou que o assentado e agricultor familiar que tem filhos - ou eles próprios - estudam em escolas rurais, sofrendo dia-a-dia com a exclusão digital. “Vimos, nesta pandemia, que a internet supre de forma eficaz as necessidades de ensino e aprendizagem e a queda ou inexistência dos sinais é o que gera o chamado ‘analfabetismo digital’, atrasando nossa sociedade”, lamentou. Segundo ele, além disso, também ficam comprometidas atividades simples, como o acesso a benefícios sociais, cadastros, a emissão de notas fiscais e transações financeiras.

O PGMU V é uma política pública do Governo que prevê a instalação de redes de alta capacidade de transmissão de dados (backhaul) para acesso à internet por fibra ótica, em mais de 2 mil localidades brasileiras. Em Mato Grosso, 55 estão incluídas no Plano. O presidente da ANATEL se comprometeu a avaliar a proposta para expandir o acesso à internet nas áreas rurais do Estado.

Aprovado pelo Decreto nº 10.610/21, a política estabelece que as concessionárias de telefonia fixa instalem conexões com tecnologia em fibra ótica em sedes de municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais. O cronograma de implementação prevê o atendimento de 100% dos locais até dezembro de 2024.

Entre os municípios a serem beneficiados estão: Cáceres, Campo novo do Parecis, Cuiabá, Rondonópolis, Juscimeira, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, Alto Taquari, Canabrava do Norte, Luciara, Marcelândia, Nova Brasilândia, Novo Santo Antônio, Planalto da Serra, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Rondolândia , Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Povo, São José do Xingu, Torixoréu, VIla Rica, Nova Esperança e Barra do Bugres.

Da Assessoria