Monitoramento: Equipes de saúde irão às casas dos pacientes diagnosticados ou com suspeita de COVID-19

A partir desta sexta-feira, 21/05, equipes de profissionais de saúde passarão a fazer visitas domiciliares a pacientes diagnosticados ou suspeitos de contaminação pela Covid-19 em Tangará da Serra. Os servidores levarão orientação e conscientização sobre a importância e a necessidade do isolamento domiciliar. A secretária de Saúde do Município, Gicelly Zanatta, explica que cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Endemias farão o trabalho.

“Eles farão visitas de segunda a sexta in loco, em horários alternados, nas residências de cada paciente para verificar a situação de saúde de cada um, se realmente está sendo cumprido o isolamento, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse a secretária, explicando que cada paciente, ao ser atendido no sistema de saúde e notificado como caso suspeito da doença, assina um termo assegurando que irá fazer o isolamento, porém isso não tem ocorrido, conforme mostra o número elevado de denúncias recebidas diariamente pela fiscalização.

Até então o acompanhamento desses pacientes era feito via telefone, porém, segundo a secretária, muitas pessoas não atendiam, desligavam os telefones ou bloqueavam os números do setor de saúde, prejudicando o acompanhamento. “É uma triste realidade, mas a partir do momento que os nossos profissionais estiverem indo em domicílio, poderemos certificar se as pessoas estão realmente fazendo isolamento e se estão cumprindo de forma adequada. Além disso, poderemos fazer uma intervenção mais eficaz caso o paciente apresente piora em seu quadro de saúde”, relatou a secretária.

Com esse trabalho, a Secretaria de Saúde oferecerá apoio aos pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença, além de orientar os demais membros da família sobre os perigos da doença e os cuidados necessários para evitar o contágio e a transmissão. “Os agentes de saúde não entrarão nas casas dos pacientes, irão apenas até o portão das residências e tomarão todos os cuidados sanitários e de biossegurança para evitar possível contaminação”, garantiu.

De acordo com a secretária, o que levou o Município a mudar a forma de agir em relação a isso foi o alto número de denúncias que chegam rotineiramente aos setores de fiscalização relativas à pessoas que estão descumprindo a determinação de isolamento domiciliar. “São muitas denúncias de pessoas que não estão cumprindo o isolamento. Aí a gente pede para que a população denuncie, pois ajuda muito a manter essas pessoas isoladas e evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, reitera.

O monitoramento domiciliar será realizado por tempo indeterminado.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Arte: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação