Semáforos em frente às escolas de Tangará da Serra ganham botoeiras para pedestres

Os semáforos de pedestres de alguns pontos da cidade estão sendo equipados com um novo dispositivo: são as botoeiras, que possibilitam segurança e fluidez ao trânsito. Nesta quinta-feira, dia 01/04, o semáforo em frente a Escola Estadual João Batista, na avenida Ismael José do Nascimento (rua 01), já ganhou o novo sistema.

O coordenador de trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Wilker Corrêa, explica que o dispositivo é fácil de ser manuseado pelas pessoas, bastando acionar um botão e aguardar que o sinal do semáforo de pedestre fique verde e que, simultaneamente, o sinal do semáforo dos veículos fique vermelho.

“A pessoa, para atravessar, ela tem que apertar o botão, que fica visível nos suportes dos semáforos, daí aguardar o sinal de pedestre ficar verde e o dos veículos ficar vermelho para ela poder atravessar a avenida com segurança”, explica Wilker.

Ele explica que o semáforo da Escola João Batista é o primeiro a ter o dispositivo ativado, mas a meta é levar o sistema para os demais semáforos, localizados em frente às demais escolas das avenidas da cidade.

“É uma proposta da gestão municipal e o objetivo dessa mudança é melhorar o trânsito de Tangará da Serra, trazendo maior fluidez e segurança, tanto para pedestres quanto para ciclistas e condutores de veículos. Hoje já fizemos a alteração na frente a escola João Batista e ao longo das próximas semanas estaremos alterando também os semáforos localizados em frente à outras escolas”, disse.

Além da escola João Batista, funcionarão com botoeiras os semáforos localizados em frente à escola Dom Bosco (também situada na Rua 01), nas escolas Antenor Soares e 13 de Maio (situadas na Avenida Brasil), e em frente à escola Ayrton Sena (localizada na avenida Tancredo Neves).

Fique atento!

Você sabe como funciona esse sistema? É assim: quando você apertar o botão, o sinal para travessia de pedestres fica verde e o dos veículos fica vermelho! Aí o pedestre poderá atravessar!

Mas atenção, se não for apertado o botão, o foco continuará vermelho para o pedestre e verde para o veículo. Então fique atento, nunca atravesse se o foco do pedestre estiver vermelho. Quando for atravessar a rua aperte o botão e espere o seu sinal ficar verde e do carro ficar vermelho.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotografias: Neusino Pereira