Parceria entre Unemat e Funai fortalece educação escolar indígena em Mato Grosso

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Zanin, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, assinaram nessa terça-feira (08/12), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de ações conjuntas de incentivo à formação de professores indígenas que atuarão na educação escolar em suas comunidades. Solenidade realizada em Barra do Bugres marcou a assinatura do acordo entre as instituições.

Os estudantes indígenas ingressantes nos processos seletivos da Unemat entre os anos de 2015 e de 2024, devidamente matriculados, serão contemplados com apoio para os deslocamentos e auxílio financeiro da Funai, tanto na vinda das aldeias para cumprimento do ano letivo, bem como no retorno para a execução de atividades de estudos e ações comunitárias.

"A Universidade do Estado de Mato Grosso tem a honra de assinar documentos como esse e continuar sonhando em fazer a diferença para a população indígena neste estado e neste país", destacou o reitor Rodrigo Zanin.

Os cursos indígenas da Unemat, com estrutura diferenciada, são divididos em etapa de estudos presenciais e etapa intermediária. A etapa intensiva de estudos presenciais acontece no câmpus de Barra do Bugres, em dois encontros anuais, períodos de férias e recessos escolares dos acadêmicos-indígenas. Já nos períodos intermediários, os cursistas desenvolvem atividades orientadas nas próprias aldeias, enquanto ministram aulas nas suas escolas indígenas.

A cooperação buscar superar os obstáculos socioeconômicos de acesso aos cursos específicos de nível superior ofertados pela Unemat, considerando a complexa logística de deslocamentos dos acadêmicos de seus locais de residência até os locais de embarque rodoviário.

"Uma das prioridades da atual gestão da Funai é ampliar o acesso dos indígenas à educação, por meio de parcerias com as instituições de ensino. A formação e qualificação de profissionais indígenas contribui para a autonomia dos indígenas e melhoria das condições de vida nas comunidades, além de fortalecer os aspectos culturais relacionados aos usos, costumes e tradições de cada povo", ressaltou Xavier.

O acordo prevê também o acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem durante o curso, bem como os trabalhos executados nas comunidades.

FACULDADE INDÍGENA

A formação de professores indígenas, em nível de graduação, é uma prática consolidada na Unemat, que oferta cursos superiores específicos e diferenciados por meio da Faculdade Intercultural Indígena, desde 2001. 

Referência nacional e na América Latina, a Unemat já formou 450 professores e especializou 140 deles. Este ano, a Faculdade começou a oferecer mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, voltado especificamente para os povos indígenas.

Fonte: Danielle Tavares e Assessoria Funai