MT e Agência de Exportações fazem parceria para industrialização e atração de investimentos

Reunião debateu apoio à industrialização do Estado e à internacionalização dos produtos mato-grossenses

Reunião do Governo do Estado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizada nesta terça-feira (11.02), reforçou o interesse em “vender” Mato Grosso para o mundo. O objetivo é criar um ambiente propício para exportações e atração de investimentos.

Um dos projetos da Apex é de capacitação das empresas para promover a industrialização de Mato Grosso, que deverá ser implementado ainda no primeiro semestre.

“A Apex tem muitas oportunidades para que micro e pequenos empresários se qualifiquem e se lancem ao mercado externo, assim como as empresas maiores. Então, lançaremos em Mato Grosso o primeiro núcleo do Programa de Qualificação de Exportadores (PEX) nos próximos meses”, informou Gerson Menandro, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do MRE.

O vice-governador Otaviano Pivetta assegurou que o Governo dará as condições necessárias para a estruturação do plano, assim como o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo Oliveira.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o Estado tem muitas potencialidades que precisam ser disseminadas para o mundo. “Temos que mostrar o que Mato Grosso tem de melhor e um escritório da Apex aqui será de extrema relevância para este trabalho”, afirmou.

A participação de Mato Grosso na Expo Dubai 2020, que será realizada de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, também foi debatida. Lá, haverá um pavilhão brasileiro onde os produtos mato-grossenses poderão ser exibidos, fomentando o interesse de investidores internacionais e visitantes.

“O enfoque é sustentabilidade e será uma ótima vitrine. O Governo do Estado verificará a viabilidade deste evento e a ida de uma comitiva mato-grossense”, explicou Rita Chiletto, assessora de Relações Internacionais.

A comitiva da Apex ainda se disponibilizou a auxiliar na abertura de um escritório de Mato Grosso na Ásia para consolidar as relações entre o Estado e este continente que é grande parceiro comercial.

Participaram das reuniões os secretários adjuntos Celso Banazeski (Indústria, Comércio e Empreendedorismo), Walter Valverde (Investimentos e Agronegócio), Jefferson Moreno (Turismo), Allan Kardec (Cultura, Esporte e Lazer), Miriam Haddad (Superintendente de Comércio da Sedec), Sérgio Leal (coordenador Observatório do Desenvolvimento), Bruna Aquino (Núcleo Assuntos Internacionais), Rodrigo Gedeon (Gerente de escritórios da Apex), Luciano Lima (subcoordenador da Expo2020), Gustavo Ribeiro (coordenador de Acesso ao Mercado).

Fonte: Thielli Bairros | Sedec-MT