Aprovado PL 62, Estádio Municipal recebe nome de Porfirão

Esta semana a Câmara Municipal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 62/2019 que faz homenagem ao ex-prefeito Antonio Porfírio de Brito, Porfirão, falecido em 2015. Conhecido por seu amor ao esporte e por ter sido um dos primeiros juízes de futebol de Tangará da Serra – quando a cidade ainda era distrito de Barra do Bugres, Porfirão agora dará seu nome ao Estádio Municipal de Tangará da Serra.

O projeto, de autoria do Poder Executivo Municipal, tramitava na Câmara desde julho deste ano e na sessão do dia 22 de outubro foi aprovado por maioria. O texto revoga a Lei Municipal 513/89, de 06 de novembro de 1989, que dava nome de Mané Garrincha ao estádio localizado na MT 358, na Vila Goiás.

"O envio do presente projeto de lei visa denominar o referido Centro Poli Esportivo de Antonio Porfírio de Brito, Porfirão, pessoa que era amante de esportes e ex-prefeito de Tangará da Serra", dizia a mensagem do Poder Executivo Municipal que acompanhava o PL 62/2019. Para entrar em vigor, o PL 62/2019 aprovado na Câmara, agora segue a sanção do Executivo Municipal. 

QUEM FOI - Antonio Porfírio de Brito foi prefeito de Tangará da Serra entre 1983 e 1988, e deputado estadual em 1990. Ele era pernambucano, nascido na cidade de Bodocó em 23 de junho de 1931. Mesmo tendo estudado somente até a quarta série, por 21 anos administrou com sucesso a empresa Expresso Real, em São Paulo, expandindo os negócios para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em 1968 chegou a Tangará da Serra, ainda distrito de Barra do Bugres. Dois anos depois foi candidato a prefeito, perdendo a eleição para Hitler Sansão. Em 71 transformou sua casa em hospital, acolhendo inúmeras famílias que sofriam da chamada "Maleita", na época, sempre acompanhado de sua esposa Dona Arlette.

Foi juiz de futebol respeitado, administrou fazendas e sempre foi muito popular. Em 1981 se candidatou a prefeito e ganhou. Sua gestão foi marcada pela abertura de estradas vicinais, implantação do chamado "cinturão verde", projeto que incentivava a produção de pequenos e médios produtores rurais - passo decisivo para a implantação da feira municipal. Pavimentou a Avenida Brasil, construiu o Terminal Rodoviário, a Praça da Bíblia, o Estádio Municipal, escolas e postos de saúde.

Em 1990 foi eleito deputado estadual, reduzindo o número de funcionários de seu Gabinete de 21 para 7 e doou 70% de seu salário a pessoas menos favorecidas. Antonio Porfírio de Brito morreu em 17 de novembro de 2015, no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Fonte: Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa