Associação de Mulheres busca apoio da AMM para campanha contra o feminicídio

Mato Grosso ocupa a segunda posição nacional em registro de homicídio de mulheres. Esse dado alarmante motivou o lançamento da campanha Feminicídio – Emergência Nacional, apresentada ao presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, nesta quarta-feira (4), durante reunião na AMM. A campanha foi lançada pela Associação de Mulheres de Rondonópolis e da Região Sul com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil para os dados tão alarmantes.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que é preciso ampliar a rede de proteção à mulher e destacou que os municípios já desenvolvem ações nesse sentido, por meio das secretarias de Assistência Social, mas que o assunto merece toda a atenção do poder público. “Os dados são muito preocupantes e apontam que são necessárias políticas públicas efetivas para combater a violência contra a mulher, garantindo a segurança e amparo àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, assinalou.

Fraga disse que a campanha é muito importante e sugeriu que seja discutida com prefeitos e primeiras-damas para que os gestores municipais possam se integrar ainda mais na mobilização em defesa dos direitos e da vida das mulheres. Ele lembrou, também, a criação da Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, lançada recentemente e que vai integrar as prefeituras por meio de elaboração de políticas públicas.

A presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e da Região Sul, Sandra Raquel, disse que é preciso criar mecanismos para proteger as mulheres da violência. “Queremos sensibilizar prefeitos e primeiras-damas para que os recursos sejam investidos no fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Precisamos que todos os municípios tenham Conselho da Mulher, delegacia, IML. Os prefeitos e primeiras-damas podem contribuir para que esse movimento se fortaleça nos municípios e faça com que Mato Grosso seja um estado mais seguro”, frisou.

Representantes da diretoria da Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso – Arvend também participaram da reunião para divulgar um programa de capacitação que prepara mulheres para o empreendedorismo e mercado de trabalho. A meta do programa “Ela Pode” é qualificar cerca de 10 mil mulheres no estado, com a perspectiva de ampliar essa quantidade. A entidade também busca apoio dos prefeitos para que o curso seja levado aos municípios.

Fonte: Agência de Notícias da AMM