AL abre evento que debate política para autistas em MT

Jornada que dura até o final da tarde de segunda-feira (26) reúne especialistas para discutir inclusão social

Com o lema “As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva”, foi aberta às 8 horas desta segunda-feira (26), a I Jornada Sobre Autismo em Busca de uma Educação Inclusiva, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na sede da Assembleia Legislativa.

O evento, realizado em conjunto pelos deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Tiago Silva (MDB), discute a inclusão social de autistas, principalmente na área da educação.

Até as 17 horas haverá ciclos de palestras e audiência pública com profissionais especializados, como a neurocientista Marta Relvas, autora de livros a respeito de neurociência e transtornos de aprendizagem.

Em palestra realizada na abertura do evento, Relvas destacou que atualmente o professor enfrenta diversos desafios, como lidar com alunos com graves problemas de depressão e transtornos como autismo e dislexia.

“A pedagogia renegou esse tema por anos, o que exige atualmente um amplo debate a respeito das políticas públicas de caráter inclusivo. A sala de aula é um laboratório de experimentações. O professor precisa de abordagens diferenciadas. Da mesma maneira que existem crianças com dificuldades de visão ocular que não enxergam o quadro, existem crianças com dislexia e autismo que enfrentam dificuldades de aprendizagem e necessitam de compreensão para, a partir daí, ter seus direitos garantidos e ter sua inclusão social devidamente efetuada”, disse.

A partir das 14 horas, haverá a presença de outros especialistas com o objetivo de debater a importância da neurociência na educação. Na relação estão o professor Kapitango-a-Samba, Luiz Fabrizio Stoppiglia e Jane Cassia Barbosa, todos com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fonte: RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos