Operações policiais serão intensificadas nos 141 municípios de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da adjunta de Integração Operacional (Saiop), vai intensificar as ações repressivas em todo o Estado. A meta é promover operações para o enfrentamento aos crimes de homicídio, roubo furto e tráfico de drogas nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), com abrangência nos 141 municípios de Mato Grosso.

As operações também serão deflagradas para atuação de crimes característicos de cada região, a exemplo de roubos e furtos de gados e defensivos agrícolas, que se concentram em cidades com potenciais agropecuários.

Segundo o secretário da Saiop, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira, as forças policias: Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec e Detran irão mapear os crimes em cada região, e dentro desta necessidade, haverá operações integradas para prender os autores dos delitos.

“Sabemos que cada munícipio tem um crime que sobressai em relação a outras cidades. Por isso, iremos atuar de forma coordenada para diminuir estes índices criminais”, pontuou.

São cidades polos das Risp’s, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Ainda dentro das atividades desenvolvidas pelo Saiop, está a atuação preventiva, que é um elo importante entre as forças policiais e a comunidade e garante atividades de cultura, esporte e lazer a crianças e adolescente em vulnerabilidade social. O coronel Fortes assegurou que investimentos serão realizados no setor em prol da manutenção destas atividades.

“Vamos continuar focando nas ações preventivas, por meio Coordenadoria de Polícia Comunitária e da Rede Cidadã. Estas atividades têm como foco a prevenção primária e de aproximação com a comunidade. O objetivo ampliar este atendimento na capital e no interior”, enfatizou.

Somente o programa Rede Cidadã, atendeu de 2015 a 2018, o programa Rede Cidadã, cerca de 9.718 alunos nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis. Dentre as atividades, os alunos podem escolher aulas de pintura em tela, teatro, violão, coral, xadrez, futebol, handebol, futsal, basquete, capoeira, judô, vôlei, taekwondo e informática.

Outras atividades de prevenção também são realizadas pelas unidades das forças de segurança, a exemplo do Jiu-jitsu Rotam, Judô Bope, De Cara Limpa Contra as Drogas, De Bem com a Vida (ambos da PJC), Bombeiros do Futuro, entre outros.

Lei Seca

Com o intuito de combater e punir os autores de infração de trânsito, o secretário do Saiop ressaltou que as operações Lei Seca também serão intensificadas em todo o Estado. As ações são coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Sesp e também integra a adjunta de Integração Operacional.

De 2015 a 2018, foram realizadas 192 operações Lei Seca, que resultaram em 696 motoristas presos, a maioria por dirigir sob influência de álcool. Outros 2.880 Autos de Infração de Trânsito (AIT) foram confeccionados por irregularidades do condutor ou veículo.

“Buscaremos ampliar ainda mais o alcance desta operação. Faremos encontros com os gestores dos municípios para traçarmos uma ação conjunta. Não mediremos esforços para avançar”, disse o coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, os municípios de Juína, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Quatro Marcos, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Jaciara já realizaram a Operação Lei Seca.

Fazem parte da Operação Lei Seca, profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte:Assessoria Sesp-MT