Transporte coletivo atenderá praticamente todo o município

Mapa especificando as localidades em que cada linha atenderá

Após um ano de trabalho e acompanhamento in loco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), através da Superintendência Municipal de Trânsito, apresentou o projeto para abertura do certame licitatório para outorga de concessão para operação dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros no Município de Tangará da Serra. A licitação, conforme matéria veiculada no DS, será realizado no próximo dia 18. 

Segundo o superintendente de Trânsito, Tony Hirota, o projeto realizado além de estabelecer os critérios para a concessão, bem como prazos e a forma da prestação do serviço, especifica os veículos que deverão ser utilizados e quais linhas deverão ser atendidas. “Foi praticamente um ano de estudo e levantamento. Neste período houve um acompanhamento linha por linha, checando a quilometragem, quais pontos cada uma atendia e seus horários, além de conversas com os passageiros, e isso demandou tempo”, explica o responsável, ao destacar que ao final foi realizada a reestruturação de oito linhas que atenderão praticamente todo o município. 

De acordo com o projeto, atualmente o município de Tangará da Serra possui um sistema de transporte coletivo operado por uma única concessionária, com frota composta por aproximadamente 15 ônibus operando em todas as oito linhas e atendendo em média 112 mil usuários por mês.

Já a nova proposta está baseada na implantação de um sistema que atenda com racionalidade as demandas existentes através de oito linhas, porém todas elas reestruturadas. “O que procuramos foi dar um suporte para a população, dar uma mobilidade, atendendo, por exemplo, bairros que antes não eram atendidos”, destaca. “No momento inicial essa reestruturação não será impactante, pois simplesmente estamos garantindo a cobertura, pois o uso do transporte coletivo é bem mais cultural do que de demanda em si (...) o maior impacto será mesmo pela infraestrutura dos ônibus [que hoje estão sucateados]”.

As linhas, conforme mapa, ficaram assim distribuídas: Linha 1: Frigorífico/Vila Goiás/Santa Casa/Cohab; Linha 2: San Diego/Bela Vista/Morada do Sol; Linha 3: Alto da Boa Vista/Vila Araputanga/Prefeitura; Linha 4: Eixão - Av. Brasil e Tancredo; Linha 5: Esmeralda/Unemat; Linha 6: Alto da Boa Vista/Unemat; Linha 7: Ayrton Senna/Unemat; e linha 8: José Nodari/Unemat. Já a frota deverá possuir, inicialmente, 17 veículos para atendimentos aos usuários, sendo 14 ônibus com no mínimo 45 lugares e três micro-ônibus com no mínimo 20 lugares. 

Fabíola Tormes - Redação DS