Unitan promoverá campanha para cadastrar doadores de medula óssea

O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) juntamente com a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan), realizarão no sábado, dia 16, das 8h às 17h, uma campanha para realização de cadastro para doadores de medula óssea. 

O objetivo, de acordo com a coordenadora da Unitan, Juliana Marinho Gramarin, é ampliar o cadastro de doadores voluntários e facilitar o tratamento de quem sofre de leucemia. “Esta é a terceira vez que iremos realizar essa campanha em Tangará e a expectativa é que cerca de 400 a 500 pessoas participem”, destaca Gramarin, ressaltando que a campanha é destinada somente para às pessoas que ainda não foram cadastradas nas campanha anteriores. Nas duas primeiras, cerca de 800 pessoas se cadastraram.

Para ser doador voluntário, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos, ter boa saúde e precisa preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue para um teste de compatibilidade chamado de HLA. O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado num banco de dados do Ministério da Saúde, o Redome, no Rio de Janeiro. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.

MEDULA ÓSSEA – A medula óssea é a matriz do sangue e contém as células mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos e brancos, e plaquetas. 

Estima-se que a compatibilidade entre doadores parentes seja por volta de 25% em 0,0001% entre as pessoas não aparentadas. Por isso, são organizados Banco de Doadores de Medula Óssea, para que quando o paciente necessite de transplante, esse cadastro é consultado.

Fonte: Redação DS