Unemat lança editais com 218 bolsas de iniciação científica

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou, nessa quinta-feira (15/04), quatro editais de bolsas de iniciação científica com 218 vagas para acadêmicos de graduação. As inscrições podem ser feitas de 19 de abril a 31 de maio pela internet, de acordo com o procedimento específico previsto em cada edital.

- Edital de Bolsas PIBIC-Af/CNPq nº 002. São 3 vagas, voltadas para o aluno de graduação que ingressou na Universidade pelo sistema de cotas.

- Edital Pibic/CNPq nº 003. Edital de seleção para 55 bolsas de Iniciação Científica Pibic/CNPq.

- Edital Probic nº 004. São 120 bolsas de Iniciação Científica via Fapemat.

- A novidade deste ano é o Edital Probic nº 005– Para Grupos de Pesquisa. São 40 bolsas a serem concedidas pela Fapemat dentro Programa de Bolsas de Iniciação Científica.

Para acessar os editais: clique no link disponível aqui e vá na aba "Iniciação Científica – BOLSAS".

O pleito para a bolsa de iniciação científica está vinculado ao projeto de pesquisa e sob responsabilidade do pesquisador orientador.

Requisitos para os bolsistas: Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat, não possuir vínculo empregatício, qualquer atividade remunerada ou outra modalidade de bolsa, não constar nenhum débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica (Dinc/PRPPG) e não ser cônjuge ou parente do seu respectivo orientador.

Requisitos para orientadores: Os critérios variam conforme o edital. Em todo caso, deverá ser professor ou técnico efetivo da Unemat, estar vinculado a projeto de pesquisa institucionalizado ou possuir Termo de Concessão de projeto de pesquisa emitido por agência de fomento à pesquisa e não estar em débito com relatórios junto às Pró Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Ensino (PROEG), Extensão e Cultura (PROEC).

As inscrições ao edital Probic nº 005– Para Grupos de Pesquisa é feita via e-mail pelos líderes e vice-líderes do grupo. Para os editais 002, 003 e 004/2021, a inscrição é via sistema GB.

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a contar a partir da data no termo de concessão. O valor da bolsa será de R$ 400 (valor CNPq) e R$ 450 (Fapemat), conforme tabela de bolsas de Iniciação Científica. A carga horária de atividades do bolsista será de no mínimo 12 horas semanais.

A iniciação científica é um programa para novos talentos em todas as áreas do conhecimento, administrado diretamente pela Diretoria de Gestão de Iniciação Científica/PRPPG/Unemat. Está voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Dúvidas podem ser encaminhada para probic@unemat.br

Fonte: Assessoria de Imprensa