Em visita a Tangará, Secretário de Agricultura do Estado conhece projetos de agroindústrias

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, esteve em Tangará da Serra neste final de semana. Acompanhado do prefeito Vander Masson e dos secretários municipais de Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio Sommavilla e de Agricultura Rogério Rio, assim como de vários vereadores e do Deputado Estadual Dr. João, ele conheceu duas indústrias de torrefação de café de Tangará da Serra.

Antes, ele conheceu o projeto no Assentamento Bezerro Vermelho, que está em fase de incubação, para plantio e utilização de batata-doce para a produção de biocombustíveis. Essa inovação tecnológica busca desenvolver uma plantação ecologicamente correta para a produção de biocombustíveis, seja etanol ou biodiesel, além de gerar emprego e renda com o uso da matéria-prima.

De acordo com o secretário de Agricultura Rogério Rio, o objetivo do projeto apresentado às autoridades estaduais e municipais é do uso da batata-doce para produção de biocombustíveis, com apoio dos agricultores familiares de toda a região, através de uma cadeia produtiva. A cultura pode ser incrementada pelos agricultores familiares, melhorando a renda das propriedades. “Ela seria uma atividade complementar ao produtor”, explica o secretário, ao destacar que o desenvolvimento desta matéria-prima será discutida novamente nesta quarta-feira, 10, em reunião entre Município e produtores.

Após essa discussão, caso seja de interesse de todos os agricultores familiares esse fomento, um projeto será encaminhado ao Governo do Estado para pedido de apoio no cultivo desta matéria-prima para produção de biocombustíveis.

Fonte: Redação DS