Marfrig entra no índice Carbono Eficiente da B3

Conquista mostra comprometimento da empresa com o monitoramento de emissões e adoção de metas para redução de gases de efeito estufa - GEE

São Paulo, 4 de janeiro de 2021 - A Marfrig, maior produtora global de hambúrgueres e uma das líderes mundiais do mercado de carne bovina, passou a fazer parte do Índice Carbono Eficiente – ICO2, anunciado hoje pela B3. "Começar o ano com essa notícia nos motiva ainda mais para darmos continuidade a nossa agenda de sustentabilidade”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig. O ICO2 é um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil e tem por objetivo dar visibilidade às companhias que têm comprometimento com a transparência de suas emissões, e antecipa a visão de como elas estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Para ingressar no índice, a empresa precisa pertencer à carteira do IBrX 100, aderir formalmente à iniciativa do ICO2 e reportar dados do inventário anual de GEE. Na cadeia de produção, a Marfrig monitora todas as ações diretas, como a combustão de caldeira e geradores, bem como as ações indiretas – por exemplo, transporte e compra de matéria prima de terceiros. Realizados desde 2010, os inventários anuais são publicados voluntariamente no sistema disponibilizado pelo CDP Disclosure Insight Action, organização que apoia investidores a gerenciar riscos e oportunidades em mudanças climáticas, segurança hídrica e desmatamento.

Reconhecimento

Nos últimos 10 anos, a Marfrig tem liderado diversas ações de sustentabilidade, estabelecendo níveis operacionais para as suas atividades industriais, comerciais e de serviços, em direção a uma economia de baixo carbono. Em agosto de 2020, por exemplo, a companhia fez o anúncio do lançamento da marca Viva Carne Carbono Neutro, que neutraliza as emissões de carbono por meio de uma produção silvipastoril.

No final do ano, o CDP elevou a pontuação da Marfrig nas categorias Mudanças Climáticas e Florestas, ambas agora com a nota A-, e deu à empresa a pontuação máxima "A", por sua eficiência em gerenciamento de Recursos Hídricos. A Marfrig também passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3; e foi a melhor empresa de proteína bovina posicionada no ranking da Coller FAIRR Protein Producer Index, iniciativa internacional que reúne investidores do mundo, e a quarta colocada na classificação geral entre todas as 60 maiores produtoras de proteína analisadas pela instituição.

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina no mundo, com receita líquida de 41,4 bilhões de reais em 2019, capacidade diária de abate de mais de 31,8 mil de bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 232 000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30 000 colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Fonte: Patrícia Dantas - Assessora de Comunicação