Vacinação contra Poliomielite é prorrogada


Campanha segue até o dia 30 de novembro em Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A campanha iniciou no dia 5 de outubro e seguiu até o dia 30 de outubro, e agora foi mantida até 30 de novembro.

A prorrogação foi motivada pelo baixo número de aplicações. A meta é imunizar 95% do público-alvo, que são as crianças na faixa etária de 1 a menores de cinco anos de idade, que deverão ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). “Estamos com apenas 56,98%, ainda faltam 2.420 crianças para vacinação”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero.

Em Tangará da Serra a meta é vacinar cerca de 5.600 crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. Para atingir essa meta, além da prorrogação da data, o trabalho será intensificado através do apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

A orientação é que os pais ou responsáveis tomem todos os cuidados sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus durante a vacinação. Todos que forem às unidades de saúde devem usar máscara.

Aqueles que estão com sintomas gripais ou tiveram contato com alguém nestas condições devem adiar a vacinação, e manterem-se isolados até buscarem uma unidade de saúde para atendimento e realizar a vacinação após a melhora dos sintomas.

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou documentos pessoais das crianças.

No Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o total de crianças a ser vacinado é de 205.976.

Fonte: Redação DS