VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Campanha Sinal Vermelho será lançada em Tangará da Serra nesta terça


O foco é ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda

Mulheres em situação de violência são infelizmente uma realidade no Brasil e, em tempos de isolamento, elas enfrentam mais um problema: a dificuldade em denunciar os agressores. Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) iniciou a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica. A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país.

Desde que foi lançada, a campanha vem ganhando força em todo o país e chega a Tangará da Serra. O lançamento será nesta terça-feira, 15, oportunidade em que a juíza da Primeira Vara Criminal da Comarca local, Edna Ederli Coutinho, falará sobre a implantação da Campanha Sinal Vermelho todos contra a Violência Doméstica no município. A coletiva será às 15h, em frente ao Fórum.

“O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação”, disse a coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva.

O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de farmácias e drogarias em todo o país. (Com informações Agência CNJ de Notícias)

Para registrar qualquer denúncia basta ligar para o 190, 197, 180 e 181. Vale lembrar que todas as denúncias são sigilosas.

Fonte: Redação DS