Governo de MT gera mais de 500 empregos com obras para a Segurança Pública


Há um total de 11 obras em andamento e seis já foram concluídas

Desde janeiro de 2019, o Governo de Mato Grosso já gerou cerca de 510 novos postos de trabalho por meio das 17 obras na Segurança Pública – 11 em andamento e seis já finalizadas.

De acordo com o setor de engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a estimativa é de que cada uma das obras tenha demandado a contratação de cerca de 30 trabalhadores.

No total, o Governo do Estado está investindo R$ 54.045.579 milhões para as melhorias estruturais na Segurança Pública, abrangendo desde construção e reforma de quarteis, serviços de manutenção, reforma e modernização de delegacias, construção e reformas de centros socioeducativos e de cadeias públicas, entre outras.

“Dentro do programa Tolerância Zero, estamos criando cerca de 4 mil novas vagas nos presídios nos próximos anos, além de várias reformas estruturais nas unidades ligadas à Segurança. Esse volume de obras já está gerando e vai gerar ainda mais empregos. Também estamos investindo em várias outras frentes, como a aquisição de armamentos", afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, os investimentos mostram que o Governo está compromissado em entregar uma Segurança mais eficiente ao cidadão.

“As obras de ampliação e construção de novas unidades penais, além de reformas em outros prédios da Segurança Pública, representam não só a melhoria nos serviços prestados à sociedade, mas também o comprometimento com a correta aplicação dos recursos. Também é importante ressaltar que, a partir destas obras, contribuímos com o desenvolvimento de Mato Grosso, gerando empregos e oportunidades para muitos trabalhadores”, destacou.

Além de fomentar a criação de centenas de empregos, é importante ressaltar que o Governo de Mato Grosso também usa a mão de obra dos próprios reeducandos para a melhoria das estruturas não só da Segurança, mas de outras secretarias.

Esse trabalho de ressocialização gera economia aos cofres públicos e também beneficia os reeducandos com a redução da pena.

As obras

Entre as obras já finalizadas na Segurança Pública, se destaca a da Penitenciária de Jovens e Adultos de Várzea Grande (Ahmenon Lemon Dantas), cuja construção ficou paralisada por quase 10 anos e foi entregue no final de junho deste ano. A unidade tem capacidade para 1008 vagas.

Outra obra finalizada foi a reforma do Centro Socioeducativo de Cáceres.

Das obras em andamento, está em execução a construção do Quartel da Terceira Companhia Bombeiro Militar no Distrito Industrial de Cuiabá, a construção da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, a reforma e ampliação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) em Cuiabá, e muitas outras.

Fonte: Lucas Rodrigues | Secom-MT