Entidades se unem por fundo de apoio a pequenos e micro empresários

Salvar empregos e estimular a economia local é a esperança para a recuperação dos danos causados pela crise da Covid-19

A economia de Mato Grosso tem sido duramente afetada pela pandemia da Covid-19. Comércio, indústria e serviços estão sofrendo perdas e isso se reflete diretamente sobre a vida da população em geral, que padece com o aumento do desemprego e com a queda na renda. Os pequenos e micro empreendedores são os mais afetados – assim como a população mais carente.

Para ajudar a reverter esse quadro, as entidades representativas de diversos setores da economia se uniram para reivindicar a criação do à criação do “Fundo de Apoio ao Comércio, Indústria e Serviços de Mato Grosso”. A proposta tem a adesão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado de Mato Grosso (Facmat) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). 

O Fundo prevê um aporte de aproximadamente R$ 50 milhões, que permitirá alavancar até R$ 250 milhões, por meio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT. Trata-se de crédito emergencial com juros abaixo do mercado, voltado a microempreendedores individuais, microempresas, empreendedores do trade turístico (hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares), para que tenham acesso a recursos que possibilitem a retomada de suas atividades.

O pedido de criação do fundo foi encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, e ao deputado estadual Carlos Avalone, presidente do Observatório Socioeconômico, em reunião realizada na Casa de Leis, em Cuiabá.

Fonte: Stephanie Romero
Coordenadora de Comunicação