TV Assembleia deve veicular aulas para alunos de ensino médio

A parceria será selada na próxima semana e as aulas previstas para começarem no próximo dia 18, às 7 horas da manhã

A Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizam hoje (7), a quinta reunião técnica para ajustar os últimos detalhes para a assinatura de um termo de parceria para a veiculação pela TV Assembleia – canal aberto 30.1 – de aulas do Pré-Enem Digital para os alunos do ensino médio da rede pública do Estado.

O superintendente da TV Assembleia, Jaime Fernandes da Costa Neto, afirmou que na próxima semana, o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) e a secretária da Seduc, Marioneide Kliemaschewsk, vão assinar o termo de parceria. O dia e o horário ainda serão confirmados.

“Essa foi a última reunião técnica e ficou definido que no próximo dia 18 de maio, a TV Assembleia começa a veicular as aulas do Pré-Enem Digital. Elas são voltadas aos alunos da rede pública do Estado. É um marco para a Assembleia Legislativa e para a sociedade mato-grossense”, disse Jaime Neto.

De acordo com Neto, a transmissão será facilitada porque a TV Assembleia chega ao interior por meio de satélite e na baixada cuiabana via canal aberto – 30.1. As aulas são para que todos tenham acesso ao Pré-Enem e, num segundo momento, ao ensino fundamental.

As aulas que começam a ser veiculadas a partir do dia 18 de maio têm o foco no Pré-Enem, mas terá sequencia com aulas destinadas aos alunos do ensino fundamental I e II. “Hoje, ficou definido que as aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, sempre das 7 horas às 8 horas. À noite, tem reprise das 20 horas às 21 horas. No sábado, será das 9 horas até as 10 horas. 

A secretária Marioneide Kliemaschewsk destacou que a pareceria é mais um instrumento para que o ensino chegue mais próximo dos estudantes, dando condições de obterem conhecimento e a TV Assembleia chega (satélite ou aberta) a todos os 141 municípios mato-grossenses.

“Nesse primeiro momento, o foco é preparar os alunos do ensino médio para o Enem. Depois vamos estender as videoaulas para os alunos de ensino fundamental I e II. Os alunos têm acesso a uma biblioteca virtual, no site da Seduc. Lá, eles têm acesso a vários livros baixados”, explicou a secretária.

Marioneide Kliemaschewsk afirmou ainda que a parceria de trabalho para a veiculação de vídeoaulas pela TV Assembleia é nova para Mato Grosso. “É uma forma diferenciada de levar o conhecimento a nossos alunos. Não estamos pegando nada que está pronto, estamos preparando de acordo com a base curricular nacional e as diretrizes curriculares de Mato Grosso. Tudo isso em parceria com profissionais da rede pública de ensino estadual e com professores da rede privada”, disse.

O professor Isaltino Alves Barbosa, coordenador do ensino médio, afirmou que as aulas que começam a ser veiculadas têm o foco total no conteúdo do ensino médio – às quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Segundo ele, a exibição do conteúdo será feita três vezes na semana – segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7 horas às 8 horas. “Os estudantes que não puderem assistir as aulas, durante os dias úteis, podem assisti-las aos sábados, quando as aulas serão reprisadas”, disse Barbosa.

Fonte: ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social