Professora de Tangará da Serra leva para sala de aula detalhes de sua visita à Nasa

Silvana é a única mulher brasileira a participar do Instituto de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica e passou 10 dias realizando atividades na maior agência mundial de exploração espacial.

A professora de física Silvana Copcesk, a primeira mulher de Mato Grosso a conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa), diz que para realizar um sonho é preciso ter determinação, pois nada é impossível. Como exemplo, a professora cita o fato de ela ter passado 10 dias realizando atividades na maior agência mundial de exploração espacial.

Silvana utiliza sua experiência para motivar os alunos no projeto multidisciplinar “Novo Asteroide”, que ela coordena na Escola Estadual Plena Ramon Sanches Marques, em Tangará da Serra (a 249 km a médio-norte de Cuiabá).

“Fui para um dos lugares mais fantásticos do mundo, graças ao empenho de meus alunos”, relembra. A viagem para a cidade de Houston, onde fica a Nasa, ocorreu em setembro de 2016. Na ocasião, ela acompanhou a aluna Maria Gisllany Bezerra da Silva, 18 anos, que ganhou o concurso de redação promovido pela agência espacial. Na época, a professora, que foi orientadora de Maria Gisllany, era da Escola Estadual 13 de Maio.

Durante 10 dias, Silvana e a aluna conheceram as instalações espaciais da Nasa e também no Estado da Virgínia. “Foi uma viagem inesquecível. Um grande aprendizado. Visitamos o foguete Saturn 5 que tem mais de 100 metros de tamanho, participamos de um simulador”, relata.

Única representante da Nasa

Silvana é a única mulher brasileira a participar do Instituto de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC - International Astronomical Search Collaboration) que tem muitos funcionários talentosos que dedicam seu tempo e dinheiro para manter o IASC funcionando sem problemas. A maioria do pessoal do IASC é voluntária e permite que o IASC continue a oferecer seus programas gratuitamente, conforme o site http://iasc.hsutx.edu/Staff.html .

Na página dos colaboradores, Silvana é definida como graduada em Matemática e pós-graduada em Metodologia e Física de Ensino de Matemática. Ela leciona na Escola Pública Ramon Sanches Marques. Desde 2016, ela e seus alunos participaram do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. E desde 2017, ela participa de campanhas de busca de asteróides do IASC com seus alunos.

Fonte: Adilson Rosa | Seduc MT

Atacadão inaugura nesta quinta-feira em Tangará

Atacadão terá mais de cinco mil tipos de produtos disponíveis

Muito esperado não só pela população de Tangará da Serra mas também por consumidores de toda a região, o Atacadão será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 14 de março. Com a obra 100% finalizada, atualmente a rede atacadista passa pelos últimos ajustes na questão de móveis e abastecimento de produtos, para que os consumidores possam conhecer o empreendimento e desfrutar dos esperados preços acessíveis. 

Com 5.600 metros quadrados de salão de vendas, o Atacadão terá logo em sua inauguração mais de cinco mil tipos de produtos disponíveis das mais diversas marcas.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Wellington Bezerra, a inauguração da rede é um marco para a economia de Tangará da Serra e região. “Entramos em um período muito bom de desenvolvimento comercial de Tangará da Serra e ganha toda a região, porque acaba tendo maior opção para buscar os produtos, principalmente os alimentícios, dentro do preço que a população acha que está compatível”, comentou o secretário, destacando que empresários têm visto em Tangará da Serra uma cidade em desenvolvimento e com estabilidade política. “Isso proporciona segurança aos empresários. É Tangará da Serra se consolidando como polo de fornecimento de serviço abrangente para toda a população regional”, disse.

Além do fornecimento de produtos com preço de atacado, o empreendimento proporciona 245 empregos diretos e 200 indiretos na prestação de serviço. Com estacionamento coberto que tem capacidade para mais de 350 carros, a estrutura comporta um ambiente climatizado e confortável, contando ainda com iluminação ecologicamente correta. No total, foram 150 dias de construção, com o trabalho de mais de 200 operários. Para a inauguração, os empreendedores do Atacadão aguardam aproximadamente 15 mil pessoas.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS