Energisa orienta para os cuidados com a rede elétrica durante as festas de final de ano

Hoje, último dia do ano, é dia de agradecer pelo ano que está terminando e receber com alegria o ano que começa. Mas é preciso fazer isso com muita atenção. As festas, as músicas, os fogos e grande número de pessoas em um só local são comuns na noite da virada para celebrar e por isso alguns cuidados devem ser redobrados. Com o clima de festa os riscos aumentam por falta de atenção, principalmente quando o assunto é o manuseio da energia elétrica. A Energisa traz dicas para você passar a virada do ano com segurança.

Os fogos de artifício, por exemplo, estão presentes nas festas de fim de ano e merecem uma atenção especial. Além dos cuidados para evitar que a manipulação errada dos fogos cause acidentes pessoais, é preciso também escolher um local adequado para evitar acidentes e falta de energia por causa do rompimento dos fios.

“Nunca solte os fogos na direção de postes e da rede de distribuição. Eles podem causar acidentes e ainda falta de energia por causa do rompimento dos cabos. É fundamental manter distância da rede de distribuição de energia”, alerta o Coordenador de Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo de Amorim Oliveira.

Nas ruas, comércios, residências e salões de festas é importante verificar a instalação elétrica. Deve-se evitar ligar todos equipamentos em apenas uma tomada para não ocorrer uma sobrecarga no circuito. Sobrecargas podem causar incêndios. Não utilize o “T” ou “Benjamin” para aparelhos com baixa tensão. Não faça emendas nos fios e nem ligações diretas a rede de distribuição. Use sempre o auxílio de um quadro de força com as proteções necessárias.

Em ambientes que recepcionam grandes públicos os cuidados devem ser redobrados. Os carros ou trios elétricos precisam seguir as normas de segurança e estar dentro da altura permitida por lei, para evitar contato com a rede de energia elétrica. Caso ocorra algum incidente, é necessário que o veículo pare e entre em contato com a empresa pela Central de Atendimento (0800 646 4196) e aguarde a equipe de manutenção chegar ao local para realizar os procedimentos necessários.

Nos locais fechados e até mesmo abertos, destinados para diversos públicos, deve-se evitar sobrecargas em tomadas e utilizar extensões compatíveis com a carga instalada. Nunca tocar em fios partidos ou “descascados”. Não efetuar ligações diretas, não subir em postes, não utilizar arames ou fios metálicos perto da rede de energia elétrica e, caso haja instalação de tendas ou outras coberturas, é necessário que esteja bem fixada para em caso de ventos fortes, não sejam lançadas contra a rede elétrica.

“Evite o improviso na fiação da decoração. Somente os materiais apropriados devem ser usados. Não se deve substituir a fita isolante por fitas adesivas comuns (crepe ou dupla face) na isolação de emendas e conexões. Use sempre o material correto. Se for preciso usar fita, o reparo deve ser feito com a fita isolante que é apropriada para o uso com eletricidade. Lembre-se que o ideal é contratar um eletricista capacitado para realizar as instalações elétricas da sua festa", explica Victor Hugo.

No trânsito, vale lembrar a importância de se seguir corretamente as leis de trânsito e, se beber, não dirigir, para evitar acidentes. Caso ocorra uma batida com poste e houver fios energizados caídos na rua, ligue para o 0800 64 64 196 e informe a emergência. Evite que estranhos cheguem perto da área do acidente. Ninguém além da equipe da Energisa que estiver atendendo a ocorrência deve mexer nestes fios.

Fonte: Redação com Gerência de Comunicação e Marketing