Profissionais de bibliotecas públicas podem concorrer a estágios internacion

Por meio do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), está aberto o 4º Concurso de Estágios Internacionais, que selecionará 24 bibliotecários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares. Podem participar representantes dos países e cidades membros do programa: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Buenos Aires (Argentina), Medellín (Colômbia) e Quito (Equador).

Serão selecionados dois bibliotecários por membro do Programa Iberbibliotecas, que é dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O estágio será na Costa Rica, entre os dias 3 e 9 de novembro de 2019, com o tema “Bibliotecas geradoras de uma cultura de paz”. A iniciativa permitirá que os participantes conheçam a experiência dos Centros Cívicos pela Paz, em diferentes Municípios do país. Acesse o programa completo do estágio.

Critérios

Os bibliotecários interessados devem se inscrever até o dia 11 de agosto pelo e-mail [email protected]. É necessário submeter formulário de inscrição, carta do dirigente da biblioteca, carta de compromisso e demais documentos listados no edital.

São requisitos: ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas – exceto escolares - ou comunitárias; estar, atualmente, vinculado a uma biblioteca pública, comunitária ou popular; estar trabalhando em programas de promoção de inclusão social, convivência e cultura de paz, participação multissetorial e articulação local; e ter experiência em programas para tornar a biblioteca uma instituição que apoie a geração da cultura de paz. Os profissionais devem demonstrar que estão trabalhando ou planejam trabalhar, nas suas respectivas bibliotecas, em projetos similares ao tema do estágio desse concurso.

Aos selecionados serão fornecidos: a hospedagem, a alimentação, o transporte aéreo e de translado, o seguro viagem e o valor referente às taxas de saída do seu país e do visto de ingresso no país de destino. Para mais informações, acesse o site.

E, sobre o assunto, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a direção do Iberbibliotecas, que é também a coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania promoveram um Bate-papo. Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Faça parte da Lista de Transmissão da área técnica pelo WhatsApp.

Em razão da importância da qualificação voltada ao fomento à leitura no âmbito da gestão pública municipal de cultura, a CNM recomenda que os gestores públicos incentivem os bibliotecários e demais profissionais que atuam nas respectivas bibliotecas municipais a participarem desse estágio.

Fonte:Agência CNM