Conexão AgriHub apresenta soluções tecnológicas para Produtores em Tangará da Serra

A tecnologia tem ganhado força a cada dia e o produtor rural já está se adequando à esta nova realidade, informatizando suas propriedades. Pensando nisso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) tem realizado o Conexão AgriHub, que são encontros para conectar os produtores com Startups que possuem soluções tecnológicas para os principais problemas no campo.

Na manhã desta quinta-feira (18), a caravana do Conexão AgriHub chegou ao Sindicato Rural Tangará da Serra, liderada pelo superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio. O evento visou a interação do produtor rural com as tecnologias de ponta no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além dos princípios do mercado e gestão de dados.

As principais discussões eram baseadas nas necessidades dos produtores rurais tendo como solução o uso do Painel de Agricultura Digital, dentro do que é chamado de Manejo Integrado de Pragas (MIP), através dos aplicativos que foram apresentados.

“O AgriHub é uma forma de falar de forma direta com os produtores rurais, porque a tecnologia está inserida na vida de todos, então nas propriedades rurais não seria diferente. Precisamos de ferramentas como estas que foram indicadas durante o evento, para fazer esta ponte entre a tecnologia e a geração de resultados”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Reck Junior.

Além da importância da tecnologia no meio da agricultura, também foram apresentadas soluções práticas para cada produtor, disponibilizadas através de análises de toda a estrutura necessária e adequada para cada propriedade, com intuito de fortalecer e aprimorar a produção, ou seja, a flexibilização das tecnologias nacionais e internacionais para cada caso especifico.

Hoje os produtores já contam com mais de 500 tipos de tecnologias na área da agricultura, visando o MIP, trazendo soluções também para escassez de água, decisões do consumidor e integração vertical. Foram apresentadas startups a nível estadual, nacional e mundial, numa cesta de soluções amplas com grandes resultados aos usuários.

Segundo Edgar Matter, Engenheiro Agrônomo do Senar-MT, a importância do manejo integrado não só combate as pragas como ajuda também na solução dos custos de defensivos agrícolas.

Fonte: Sindruraltangara - Virgílio Chiari Gatto - Estagiário