Mais 28 médicos devem iniciar atividades em MT

Ainda neste mês, mais 28 profissionais devem começar a atuar pelo programa federal “Mais Médicos” na atenção primária das unidades de saúde de 20 municípios localizados em Mato Grosso, incluindo Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). Em todo país, segundo o Ministério da Saúde (MS), mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis contarão com o reforço profissional. 

Na última quarta-feira (19), O Ministério da Saúde apresentou o resultado final da primeira fase dos médicos selecionados neste 18º ciclo do programa. De acordo com as regras previstas no edital nº 11/2019, 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na atenção primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Dseis. 

Segundo o MS, esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população. No Estado, eles vão atuar em Cáceres, Poconé e Campo Novo do Parecis (os três com três médicos cada) Barra do Bugres (2), Sapezal (2), Água Boa, Barão de Melgaço, Cláudia, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Juína, Lambari D’Oeste, Nortelândia, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Pedra Preta, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Vera e Vila Rica, todos estes com um profissional. 

Conforme o MS, os municípios contemplados são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde”, frisou. 

A Saúde reforçou ainda que para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a atenção primária, foram estabelecidos critérios de classificação, como títulos de especialista e/ou residência médica em medicina da família e comunidade. Pelo cronograma, até o próximo dia 28 deste mês, ocorrem a validação e início das atividades dos médicos nos municípios contemplados. 

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá