Além de ser mais sustentável, energia solar ajuda a reduzir custos

Para incentivar os associados a aderirem à nova alternativa de geração energética, Sicredi Sudoeste MT/PA oferece taxa atrativa para o financiamento de projetos 

Na era da sustentabilidade e diante da necessidade de reduzir custos com o consumo de energia elétrica, a geração energética fotovoltaica (fonte solar) para o próprio consumo ganha espaço no mercado brasileiro e se mostra uma alternativa eficiente para driblar o crescente aumento na conta de luz. A energia solar é limpa e sem danos à natureza, considerada uma das fontes de energia renováveis mais aproveitáveis e promissoras do mundo. 

A energia solar é captada e produzida por meio de diferentes tecnologias, que podem ser financiadas pelo Sicredi. Nesse sentido, a cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA oferece aos associados interessados em investir em energia solar para sua residência, empresa ou propriedade rural um incentivo a mais este mês. Até o dia 20 de maio, a cooperativa oferece taxas de juros reduzidas para os associados financiarem projetos de energia solar. 

Um dos associados que já aderiu à nova forma de geração elétrica é o empresário do setor de hotelaria Everaldo José de Almeida, 59 anos. Há mais de 15 anos no ramo, ele afirma que foi atraído pelo custo-benefício do projeto. “Estamos num momento em que não dá para ficar aumentar o preço da diária para compensar a alta nos custos. Então buscamos reduzir despesas e encontramos na geração de energia solar a saída para cortar gastos”. 

O empresário explica que o projeto, 100% financiado pelo Sicredi, consiste em 140 placas de energia, dois reversores e um transformador, com capacidade para produção de 5.900 Kilovoltamperes (kVA) por mês, sendo que o consumo mensal é de 5.100 kVA. Como terá sobra de energia, ele pretende investir em novos equipamentos para o hotel. “A taxas de juros foi compatível e terei 50 meses para pagar, considerando que o retorno do investimento virá em 42 meses”, diz ao complementar que o custo mensal de energia elétrica era de R$ 7 mil, em média, e que o valor do financiamento é de R$ 5,4 mil, o que já representa uma boa vantagem. 

As 30 agências da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA oferecem linha de crédito para financiar equipamentos e tecnologia para geração de energia solar, com taxas a partir de 0,99% ao mês. O valor da linha de crédito e o prazo para pagamento são avaliados de forma individual. 

O gerente da agência de Tangará da Serra, Luiz Fontana, afirma que a iniciativa reforça a atuação do Sicredi no que se refere à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “A sustentabilidade é um dos pilares da cooperativa, que visa melhorar a qualidade de vida dos associados e das comunidades onde estamos inseridos. A energia solar é apenas uma das várias iniciativas sustentáveis disponíveis no mercado atualmente às quais o Sicredi está atento e busca fomentar entre os seus associados”. 

Para despertar a atenção dos associados e não associados, na agência Tangará da Serra, localizada na Avenida Tancredo de Almeida Neves, n° 40N, no centro, está montado um pequeno projeto de energia solar, com placa de captação e bomba d’água para demonstrar aos associados que visitarem o local como funciona esse processo de captação e geração de energia elétrica, que pode ser instalado tanto em casa, quanto na empresa ou propriedade rural. 

Para saber mais sobre o crédito para financiar projetos de energia solar, o associado pode procurar a sua agência e falar com o gerente. O crédito e a taxa estão sujeitos à análise e aprovação. 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

Fonte: Keila Volkmer de Oliveira
Assessora de Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing