Solenidade no Congresso Nacional homenageia Cuiabá

O Congresso Nacional homenageou a capital de Mato Grosso, Cuiabá, que completa 300 anos na próxima segunda-feira, 8. A Sessão Solene aconteceu no Plenário do Senado nesta sexta-feira, 5, e chamou a atenção de todo o Brasil para as tradições, culinária, hospitalidade e a alegria do povo cuiabano. O evento foi conduzido pelo senador Wellington Fagundes (PR/MT) - líder do bloco Vanguarda - e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB/MT) - autores do requerimento de realização da solenidade. Ambos destacaram o potencial turístico, econômico e agroindustrial da capital mato-grossense. 

Wellington aproveitou a oportunidade para reiterar o trabalho que toda a bancada federal tem feito para ampliar a malha ferroviária, de forma que o Estado cresça econômica e socialmente. “Não desistimos da ferrovia até Cuiabá, um sonho do eterno senador Vicente Vuolo. Continuamos empenhados neste desafio: que os trilhos da Ferronorte passem por Cuiabá e sigam até a Região Norte de Mato Grosso, fazendo com que o Estado se desenvolva de forma integrada. Não adianta uma região estar bem e outra mal”. 

Já o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto destacou que Cuiabá comemora os 300 anos projetando o futuro da capital. “Precisamos planejar como será o futuro de Cuiabá, como podemos, juntos, construir os próximos 300 anos da nossa Cidade Verde, sempre pensando no bem-estar da população”. 

Também esteve presente na solenidade o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que destacou o potencial industrial e econômico, ainda pouco explorado. “Esse é um grande desafio para todos nós. Precisamos preparar nossa capital para o futuro, com base no potencial econômico e industrial que ela possui. Nossa capital é pujante, tem inúmeras oportunidades para todos, e nós precisamos projetar todo esse potencial de forma a gerar emprego, renda e qualidade de vida para todos os cuiabanos”, completou o gestor. 

Participaram, ainda, da solenidade, o embaixador do Reino da Tailândia, Surasak Suparat, o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Pereira Filho, o vereador de Cuiabá, Luiz Cláudio, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento urbano de Cuiabá, Juares Samaniego e lideranças comunitárias da capital. 

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá