Botelho festeja 300 anos de Cuiabá com entrega de títulos de imóveis

Moradores do Dr. Fábio II e Altos da Serra II foram contemplados com documentação da casa própria

Com vasta programação em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, celebrado na última segunda-feira (08), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a importância da entrega mais dois mil títulos de imóveis dos bairros Dr. Fábio II e Altos da Serra II. O presidente, que participou das solenidades em homenagem a Capital, falou dos avanços e do compromisso em ampliar o programa de regularização fundiária de Mato Grosso.

“É uma alegria muito grande, especialmente, porque eu estava na festa dos 250 anos trabalhando na rua, vendia balas. Hoje venho aqui nos 300 anos como presidente da Assembleia Legislativa e vejo o quanto Cuiabá evoluiu. Vamos preparar Cuiabá para os próximos 300 anos, a Assembleia Legislativa sempre vai ajudar a cidade ser ainda melhor, com mais saúde, segurança, com investimentos em industrialização da produção para gerar mais emprego e renda. Hoje, mais famílias recebem o título da casa própria e vamos trabalhar para ampliar esse programa e contemplar muito mais moradores”, disse Botelho, ao destacar que sente orgulho em ser um legitimo representante com os costumes, linguajar e a simplicidade e receptividade dos cuiabanos.

José Milton Mendes, presidente do bairro Dr. Fábio II, fundado em 1997, reconheceu o grande avanço com a entrega de dois mil títulos, dando mais segurança jurídica às famílias. “Os moradores ficam mais tranquilos em ter o documento, além disso podem fazer empréstimos para investir em suas casas e deixar amparados seus herdeiros”, afirmou Mendes, ao destacar a necessidade de investir em asfalto. Segundo ele, 40% das ruas ainda não foram asfaltadas.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, Air Praeiro, explicou o processo de desapropriação do bairro. “Foi feita a desapropriação dessa área para ser inserido o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, dentro desse programa, dentre vários serviços, previu-se com a contrapartida do município, a regularização fundiária com investimentos de infraestrutura, como asfalto, energia, água e rede de esgoto, além da retirada dos moradores de Apps. Hoje, entregamos dois mil títulos entre Dr. Fábio II e Altos da Serra II”, relatou.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lembrou as dificuldades que o cidadão mais humilde enfrenta para obter o documento do imóvel. “Os mais carentes, muitas vezes, levam a vida inteira e não conseguem ter o título de propriedade. Isso é uma violência contra a dignidade da pessoa. Tudo que puder fazer para ampliar o Programa Meu Lar, Minha Conquista, para que mais famílias realizem esse sonho, vou fazer!”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que Cuiabá chega aos 300 anos com a entrega de quase 10 mil documentos.

Durante os festejos, dona Maria Sebastiana Brasil, 84 anos, criada na Praça Bispo Dom José, na Prainha, fez questão de marcar presença na Praça Alencastro. “Fico contente em ver tantos prédios em Cuiabá porque sou do tempo da lamparina, os meus filhos brincavam e pescavam lambari no Córrego da Prainha. Fico muito feliz em alcançar tudo isso. Sou cuiabana com muita honra”.

Da mesma forma, Carlos Pina, arquiteto cuiabano, compareceu à festa com camiseta especial dos 300 anos. Também contribuiu com a exposição de telas em aquarela no Casarão 300 Anos. “É uma alegria imensa poder prestigiar esse momento histórico”.

BOLO – Além da Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, exposição de carros antigos, o bolo de 300 metros foi um dos grandes atrativos da festa. Montado na Praça Alencastro, foi o maior da história, produzido em parceria da Prefeitura de Cuiabá e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso - Fecomércio.

“É uma alegria muito grande ver carros antigos, desfile cívico das escolas e o grande bolo para comemorar essa festa. A Assembleia sempre esteve e vai continuar ajudando esta terra a ser cada vez melhor”, disse Botelho, ao destacar o peixe de Cuiabá como símbolo da culinária local e sabor incomparável.

Fonte: ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho