Adjunto da Sedec-MT apresenta estratégias de fomento aos prefeitos

O secretário-adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia e Empreendedorismo, Celso Banazeski, se reuniu na manhã desta quinta-feira (4) com os prefeitos mato-grossenses para tratar do fomento aos micro e pequenos negócios. O encontro ocorreu na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, onde os gestores participam de um amplo debate sobre os principais assuntos da pauta municipalista.

Celso, que já foi prefeito de Colíder e recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, contou a sua experiência na implantação dos instrumentos previstos na Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O ex-gestor contou que, a partir de uma política de compras públicas, conseguiu que 95% dos recursos adquiridos pelo executivo municipal viessem de pequenos negócios. “Quando a prefeitura utiliza a sua capacidade de compra para valorizar os pequenos empresários do seu município, uma das vantagens é que o dinheiro injetado continua circulando na região e fortalecendo a economia local”, explicou.

De acordo com o secretário-adjunto, no Brasil mais de 90% dos empreendimentos se enquadram nas categorias de micro e pequenas empresas. “Elas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais gerados no país”, acrescentou.

“O sonho de muitos prefeitos é que seja implantado no município uma grande empresa ou indústria, mas nem sempre isso é possível. Precisamos olhar para o potencial das pequenas empresas do estado, que hoje já somam mais de 75 mil”, avaliou.

Banazeski afirmou que o governo buscou diversos parceiros no estado, como AMM, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Facmat) para discutirem estratégias e elaborarem em conjunto um plano de ação para desenvolvimento das economias regionais. O encontro deve ocorrer no dia 30 de abril para formatação de uma proposta que será apresentada ao governador Mauro Mendes.

Mapa do Turismo

Durante o encontro também foi aberto um espaço para a secretaria-adjunta de Turismo falar sobre a importância do Programa de Regionalização do Turismo. Criado em 2004, o programa tem como objetivo pensar o turismo de forma regional, para que problemas e soluções sejam discutidas nesse âmbito.

O representante da pasta chamou a atenção para o prazo de cadastro e atualização do Mapa do Turismo, que encerra no dia 30 de abril.

Fonte:Agência de Notícias da AMM