Aula Inaugural marca início do ano letivo na rede estadual de MT

As aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso iniciam na próxima segunda-feira (11), no atendimento a cerca de 392 mil alunos de 768 unidades educacionais.

As expectativas e os desafios para o ano letivo 2019 nas escolas da rede estadual de Mato Grosso foram debatidas, na noite desta quinta-feira (07.02), durante a Aula Inaugural para os diretores e coordenadores escolares, assessores pedagógicos e equipes dos Centros de Formação e Atualização do Profissionais da Educação Básica (Cefapros).

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reuniu os profissionais das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, no auditório da pasta e das demais unidades nas 98 assessorias pedagógicas do Estado. Com o tema “Enfrentando Desafios para a Construção de Novos Tempos”, a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, fez uma explanação sobre a estrutura organizacional, a missão e os desafios da Seduc para 2019. 

A secretária lembrou que a rede estadual é composta por 768 unidades educacionais, 15 Cefapros, 98 assessorias pedagógicas, além do arquivo documental e o departamento de material e patrimônio. “É uma estrutura muito grande, mas que precisa estar unida e trabalhar em parceria, pois só vamos conquistar resultados positivos na educação a partir de um trabalho coletivo, com foco nos resultados e a vontade de fazer a diferença na vida dos nossos alunos”.

Ainda segundo Marioneide Kliemaschewsk, a Seduc tem por missão garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes, por meio de políticas públicas de qualidade e equidade. “Para que haja mudanças e melhorias na educação é preciso ter grandes rupturas, quebra de paradigmas e projetos desafiadores, ou seja, tem que ter vontade de fazer a mudança acontecer”, enfatizou a secretária.

A diretora da EE Filogônio Corrêa, Eliane Aparecida de Melo, que há 32 anos atua na educação, assumiu a direção da unidade escolar este ano e diz estar ansiosa para iniciar o ano letivo.

“Sabemos que os desafios serão grandes, mas estamos otimistas e com a expectativa de que os próximos anos serão de muitas conquistas e melhorias para a educação do nosso estado”, observou a diretora, lembrando que a equipe de profissionais da sua escola, que está localizada no distrito de Nossa Senhora da Guia, está determinada em fazer a diferença. “Acredito no trabalho de todos os profissionais e, em parceria com a comunidade escolar, vamos avançar muito vamos”.

Durante o evento também foi apresentado o processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede de ensino pública. A abertura do evento contou ainda com as apresentações do Coral e Sinfonia Vesper, da EE José Leite de Moraes, de Várzea Grande.

Participaram do evento a secretária de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Guelda de Oliveira, o vereador por Cuiabá Adevair Cabral, a secretária executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Cezarina Benites, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Carlos Grassi, o presidente do colegiado de Diretores de Cuiabá e Vale do Rio Cuiabá, José Romildo, e os secretários adjuntos da Seduc.

Início do ano letivo

As aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso iniciam na próxima segunda-feira (11.02). A rede estadual atende aproximadamente 392 mil alunos, matriculados em 768 unidades educacionais.

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT