Morre pioneira de Tangará da Serra, Iracema Casagrande, aos 90 anos

Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde sexta-feira da semana passada

A pioneira Iracema da Silva Machado Casagrande morreu na madrugada desta sexta-feira, 25 de janeiro, aos 90 anos, em Tangará da Serra, em decorrência de complicações no rim. Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde sexta-feira da semana passada. De quarta para quinta-feira seu quadro de saúde apresentou piora e os rins começaram a paralisar.

“Que Deus receba a senhora com os braços abertos porque nós já estamos com muitas saudades dessa PROFESSORA que levava o suco e o pão para os seus alunos não ficarem com fome na sua aula, dessa MÃE dedicada, dessa AVÓ que fazia doces para agradar seus netos e dessa BISA maravilhosa”, se despedem os familiares, nas redes sociais. 

Autoridades municipais também manifestaram profundo pesar pelo falecimento da pioneira. “Mais uma Pioneira de Tangará que nos deixa para ir morar no Céu. Dona Iracema, primeira Professora de Tangará da Serra”, lamenta o vice-prefeito Renato Gouveia. “Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos”, acrescenta o vereador Sebastian Ramos. 

Seu corpo está sendo velado na Capela Ecumênica Valdemar José da Cruz e o sepultamento está marcado para às 18h, desta sexta-feira, 25.

Pioneira, Iracema Casagrande chegou em Tangará da Serra em 1963, com sua família, grandes cafeicultores da região, vindos de Rinópolis-SP.

Mas foi na sala de aula que Dona Iracema se destacou e se tornou um ícone. Ela foi a primeira professora da área rural, lotada na extinta Escola Rural Mista Municipal Santo Antônio, antes localizada as margens da estrada de acesso a Deciolândia.

Iracema Casagrande foi casada com Desidério Casagrande, falecido em 2007, com quem teve 8 filhos, 19 netos, 16 bisnetos e 4 tataranetos.

Fonte: Redação DS