Mais de 60 mil cirurgias foram realizadas na Caravana da Transformação em todo Estado

Nas 14 edições foram atendidos pacientes com 55 anos (público com maior incidência), jovens com catarata congênita, a população indígena e centenários.

Após percorrer aproximadamente 13 mil quilômetros e atender a população dos 141 municípios de Mato Grosso, a Caravana da Transformação registrou 66.337 cirurgias, sendo 52.270 de catarata, 8.240 de pterígio e 5.827 de yag laser, além de 88.174 consultas. Os números representam um marco na história da saúde oftalmológica que serviu também de legado a tantas pessoas que há anos viviam na escuridão e não acreditavam mais na oportunidade de voltar a enxergar.

A distância entre as cidades, ausência de sinal de internet e a chuva não impediram que o projeto seguisse adiante. Iniciada em julho de 2016, a Caravana foi um projeto piloto que deu certo e transformou muitas vidas, conforme destacou o coordenador-Geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira. A iniciativa foi inspirada no formato da Caravana da Saúde realizada no Mato Grosso do Sul.

“Atingimos os resultados esperados e encerramos este formato da Caravana com a certeza de dever cumprido. Foi um trabalho diferenciado, gratificante, e que contribuiu para melhorar não só a saúde, mas o nosso pensar no ser humano”, afirmou o secretário.

Neste período foram atendidos pacientes com mais de 55 anos (público com maior incidência), jovens com catarata congênita (má formação do cristalino do olho que se desenvolve durante a gestação), população indígena e até centenários, como dona Maria Francisca Tomicha de Souza, moradora de Várzea Grande. Na Caravana sediada em Cuiabá, ela fez cirurgia de catarata nos dois olhos. “Estou enxergando tudo, graças a Deus. Estou 100%”, comemorou a senhora de 104 anos, que, independente, gosta de cuidar da casa e de cozinhar para família.

A Caravana da Transformação passou pelos municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Porto Alegre do Norte, Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Tangará da serra, Rondonópolis, Cáceres, Cuiabá e Sinop, atendendo pessoas de diferentes comportamentos, feições e sotaques. No entanto, ao deixar a carreta cirúrgica o sorriso no rosto de cada paciente era unânime. Um destes foi João Gomes Batista, 66. O aposentado mora em Sorriso e foi atendido na edição de Sinop.

“Há três anos eu não enxergava mais e parei de trabalhar como carreteiro. Estou feliz demais e só quero dizer muito obrigado. Poder ver nitidamente é maravilhoso, vocês não sabem o bem que estão fazendo as pessoas”, relatou emocionado.

A Caravana também serviu de cenário para outras histórias marcantes como a de dona Jane Paz, moradora de Peixoto de Azevedo que conseguiu ver a neta mais nova pela primeira vez, após fazer a cirurgia de catarata. Mudou a rotina de Jurema dos Santos Reis, de 30 anos, paciente diagnosticada com catarata congênita aos 14 anos. Ela foi operada em abril de 2017, na Caravana de Porto Alegre do Norte.

“Durante a cirurgia, eu via as luzes do aparelho piscando. A sensação de enxergar normalmente é boa demais. Quero ser médica para ajudar as pessoas, e se não fosse pelos médicos que me atenderam aqui, eu não estaria vendo tudo agora”, relatou Jurema.

A edição de Cáceres registrou o encontro emocionante dos irmãos João Evangelista Filho, 69 e Jandir Evangelista da Silva, 59. Eles não se viam há 27 anos e se encontraram durante a consulta realizada na Cidade Universitária da Unemat em fevereiro deste ano.

Jandir Evangelista mora no Pará e veio até Mato Grosso para tentar uma consulta. Ele conseguiu chegar até Cáceres após regulação e foi atendido junto ao grupo de pacientes do município de Jauru, um dos municípios beneficiados na edição. "Fomos bem atendidos, é tudo moderno, a gente já sai da sala de cirurgia enxergando e sem nenhuma preocupação. É um trabalho excepcional que precisa ser valorizado e recomendo à população", afirmou João.

Os serviços de Cidadania ofertados nos dias “D” também fizeram a diferença em cada cidade que a Caravana passou. Ao todo foram feitos 411.788 mil atendimentos nesta área e mais de 353.323 mil pessoas passaram pela estrutura, geralmente distribuída em 10 mil metros quadrados, equipada com carretas ambulatoriais e cirúrgicas, cadeiras, sanitários, praça de alimentação e acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais.

O mutirão de serviços realizado em parceria com as secretarias estaduais e autarquias atraiu e contribuiu para que o cidadão pudesse emitir a segunda via de documentos simples como RG, CPF, Carteira de Trabalho,Carteira de Reservista, Carteira de Pescador e também atualização de benefícios como o Bolsa Família e CadÚnico.

Todas as informações sobre os custos com a estrutura, logística e atendimentos das 14 edições estão disponíveis no Portal Transparência: www.transparencia.mt.gov.br

Fonte: Evelyn Ribeiro | Gcom-MT

Depósitos de Gás e Água

ML GÁS
Rua Celso Rosa Lima, 1050-N - Centro
Fone: (65) 3326-6565
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

MT GÁS
Fone: (65) 3326-6010
Fone: 0800-647-6010
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

SERRA DOURADA
Rua João do Prado Arantes, 37-W - Centro
Fone: (65) 3326-5222
E-mail: serradouradatga@hotmail.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

SUPERGASBRAS
Av. Ismael José do Nascimento, 2482-W - Jd. Califórnia
Fone: (65) 3326-2121
Fone: 0800-646-0021
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

TARUMÃ GÁS
Av. das Palmeiras - Jd. Tarumã
Fone: (65) 3325-1515
Cel: (65) 99649-1515
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

VIEIRA GÁS
Rua 17-A nº 511-N - Cohab Tarumã
Fone: (65) 3326-6363
Fone: 0800-644-2288
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Tribunal de Justiça assina termos de cooperação para construção de Fóruns

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, assinou no dia 19 de dezembro os termos de cooperação que permitirão as construções dos fóruns das comarcas de Água Boa, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina.

O presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos, destacou a importância da obra, principalmente para os servidores, operadores do Direito e para a comunidade em geral. ''Nós vemos como muito importante a construção destes prédios porque eles trarão mais conforto e tranquilidade a todos que frequentam nossa Casa. Depois de construídos, poderemos oferecer melhor ambiente de trabalho aos magistrados e servidores e maior acolhimento aos operadores do Direito e à população em geral”, destacou o magistrado.

De acordo com o juiz-diretor de Lucas do Rio Verde, Cássio Luiz Furim, esta é uma conquista significativa porque a cidade vem crescendo muito nos últimos anos. “Lucas é uma cidade que tem crescimento exponencial, ou seja, superior a 10% todos os anos e, por conta disso, as estruturas físicas acabam não conseguindo acompanhar essa expansão. Nós tivemos a implantação de mais duas varas, que totalizam, agora, seis varas, e o nosso prédio não comporta mais um acolhimento condigno para a população e advogados. A nova infraestrutura vai oferecer melhores condições a todos que frequentam o fórum.”

Também o prefeito da cidade, Flori Luiz Binoti, apontou o quão fundamental será a nova edificação para a população. “O prédio que temos já está pequeno. Nós pretendemos criar uma cidade jurídica em Lucas que abrigará o Fórum Estadual e também o Fórum da Justiça do Trabalho. Ainda nas proximidades estarão as sedes da Defensoria e Promotoria Pública e ainda a sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa é mais uma etapa que nós superamos e, em conjunto com o Poder Judiciário, vamos oferecer como melhoria para a sociedade da cidade.”

O prefeito de Nova Xavatina, João Batista Vaz da Silva ‘Cebola’, destacou que a obra é importante, necessária e que virá em boa hora para a comarca. “Quero agradecer a sensibilidade do desembargador Rui Ramos Ribeiro, que mais uma vez está priorizando a população de nossa cidade. Esta é uma obra que vai agregar bastante para a comarca de Nova Xavantina e nós estamos felizes com esta grande responsabilidade de entregar um espaço a contento não só da comunidade, mas também do Tribunal de Justiça”, pontuou o prefeito.

Da mesma forma, Mauro Rosa da Silva, prefeito de Água Boa, ressaltou a satisfação de assinar o termo de cooperação nesta manhã. “Os nossos munícipes, advogados e servidores da comarca anseiam por essa nova estrutura, pois temos no fórum ótimos profissionais, mas sofremos com a carência da estrutura física. Teremos agora, com o novo prédio, capacidade de aliar o bom serviço já oferecido com um bom espaço físico.”

O termo de cooperação prevê que os fóruns sejam financiados e fiscalizados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e licitados e executados pelas prefeituras. O prazo para edificação é de 18 meses após a licitação.

Fonte: Assessoria TJMT

Feira do Produtor funcionará na quinta-feira desta semana

A Feira do Produtor de Tangará da Serra funcionará na quinta-feira desta semana, e não na quarta, devido ao Natal. 

A mudança vai ocorrer também na semana de Ano Novo. Como a data é celebrada na terça-feira, 1°, a feira será realizada na quinta-feira, 3. 

Segundo a vice-presidente da Associação dos Feirantes, Margô Ferreira, a mudança se faz necessária para que os produtores também possam comemorar o Natal e o Ano Novo junto com suas famílias. “É uma data em que ficamos juntos de nossos familiares, as pessoas que amamos. Por isso faremos a feira para atender a população na quinta-feira”, disse a vice- presidente aproveitando para desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo para toda população de Tangará da Serra.

A Feira volta a atender normalmente às quartas-feiras, na segunda semana de janeiro de 2019. 

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS

Materiais para Construção

ÁGUA SOL PISCINAS
Av. Brasil, 1048-E - Centro
Fone: (65) 3326-7022
Cel: (65) 99617-3044
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

COMERCIAL FG - MATERIAIS P/CONSTRUÇÃO
Rua Ismael José do Nascimento, 1000-N - Jd. Angola
Fone: (65) 3326-6774
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CONCRETO VALE DA SERRA
Av. Lions Internacional, 3550-W
Fone: (65) 3339-1450
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

DEPÓSITO DE AREIA MATO GROSSO
Av. Ismael José do Nascimento, 716-W - Centro
Fone: (65) 3326-5870
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

DEPÓSITO RIO VERMELHO
Av. Ismael José do Nascimento, 69-N - Centro
Fone: (65) 3326-2466
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

DISTRIBUIDORA COMETA
Rua Jose Garcia Lacerda, Nº 65, Setor E - Jardim Europa,
Fone: (065) 3326 - 3389
Site: www.distribuidoracometa.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra/MT
Como chegar

ELÉTRICA PADRÃO
Rua Júlio Martinez Benevides, 99-S - Centro
Fone: (65) 3326-1104
Site: www.eletricapadrao.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

FALCÃO MAT. P/CONSTRUÇÃO
Av. Mauá, 56-S - Vl. Alta
Fone: (65) 3326-4333
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

FERRAGENS BIGOLIN 
COMÉRCIO E CONSTRUÇÕES LTDA
Rua São Paulo, 70-S - Centro
Fone: (65) 3311-5700
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

FRANCHINI - Materiais para Construção
Av. Brasil, 1355-S - Centro
Fone: (65) 3339-6070
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

GUEDES - MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
Av. Brasil, 227-N - Centro
Fone: (65) 3339-6900
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

HIDROLIDER PISCINAS
Av. Tancredo Neves, 308-S - Centro
Fone: (65) 3326-8888
Cel: (65) 99922-0987
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

HS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Rua Celso Rosa Lima, 486-N - Centro
Fone: (65) 3326-2442
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LAJES ROSE
Av. Ismael J. Nascimento, 355-N - Centro
Fone: (65) 3326-5426 /
Cel: (65) 9938-9018
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LIMA TINTAS
Rua Antonio Hortolani, 158-W - Centro
Fone: (65) 3325-0816 /
Cel: (65) 9918-0816
E-mail: limatintas@terra.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar


LORENZETTI Materiais de Construção
Av. Brasil, 1250-W - Centro
Fone: (65) 3311-6000
Rua Celso Rosa Lima, 930-N - Jd. Mirante
Fones: (65) 3311-6010
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

MARMORARIA OURO PRETO
Av. Lions Internacional, 931-W - Vl. Esmeralda
Fone: (65) 3325-1205
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

MARMORARIA TANGARÁ
Av. Tancredo Neves, 394-S - Centro
Fone: (65) 3326-5033
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

MHI Materiais de Construção
Rua 18 nº 600-W - Jd. Presidente
Fone: (065) 3326-3080
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

PARAFUSOS PAULISTA
R. Antônio Hortolani, 608-W - Centro
Fone: (65) 3326-1345
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

RAEL - MÁRMORES E GRANITOS
Av. Tancredo Neves, 188-N - Centro
Fones: (65) 3326-4142 / 9987-2631
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

TRUBIAN Materiais de Construção
Av. Tancredo Neves, 263-E - Centro
Fone: (65) 3329-1838
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Óticas e Relojoarias

CENTER JÓIAS RELOJOARIA
Rua Sebastião Barreto, 48-W - Centro
Fone: (65) 3326-5869
Cel: (65) 9941-7232
E-mail: centerjoiasrelojoariatga@hotmail.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

DAMARES ÓPTICA
Av. Brasil, 473-S - Centro
Fone: (65) 3325-6199
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

FOCUS ÓTICA E RELOJOARIA
Av. Brasil, 520-W - Centro
Fone: (65) 3326-2803
Cel: (65) 99979-1681
E-mail: oticafocus@hotmail.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA E RELOJOARIA BIJÓIA
Av. Brasil, 603-S - Centro
Fone: (65) 3326-4425
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICAS CAROL
Rua Antonio Hortolani, 308-W - Centro
Fone: (65) 3326-8113
Site: www.oticascarol.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA IDEAL
Rua Dep. Hitler Sansão, 41-W - Centro
Fone: (65) 3326-4697
E-mail: oticajoalheria@uol.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA LAURINI
Av. Brasil, 595-S - Centro
Fone: (65) 3326-4016
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA PUPILA
Av. Brasil, 578-W - Centro
Fone: (65) 3326-1117
E-mail: pupila@brturbo.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA E RELOJOARIA RUBI
Av. Brasil, 309-S - Centro
Fones: (65) 3326-1366 / 3326-4587
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ÓTICA STYLLOS
Rua Dep. Hitler Sansão, 128-W - Sala 3 - Centro
Fone: (65) 3326-5490
E-mail: otica_styllos@hotmail.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

VISO CENTER - ÓCULOS, JÓIAS E RELÓGIOS
Rua Antonio Hortolani, 369-W - Centro
Fone: (65) 3326-1511
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

APAE de Tangará realiza 12º Festival de Prèmios

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra – Escola Especial Raio de Sol – realizou na tarde deste domingo mais edição do 12 ° Festival de Prêmios ApaeNatal. 

O sorteio de um lote, um veículo Fiat Mobi e duas motocicletas, sendo uma Honda Biz 110 e uma Honda Fan 125, aconteceu nas dependências do Módulo Esportivo, sendo monitorado por computador.

O Festival desse ano sorteou R$ 130 mil em premiações.

A ganhadora do quarto prêmio, uma moto Honda Biz 110, foi Fabiane de Araújo Costa da cidade de Barra do Bugres.

O terceiro prêmio, uma moto Honda Fan 125 saiu para Luiz Carlos Fachin de Oliveira, de Primavera do Leste.

Já o segundo prêmio, um veículo Fiat Mobi foi para Carla Franco Recald, de Tangará da Serra.

E o ganhador do primeiro prêmio, José Carlos Lino, também de Tangará, foi contemplado com um lote no Buritis II.

A vice-presidente da Apae, Clarice Grappegia aproveitou a oportunidade para agradecer a população que adquiriu as cartelas e mais uma vez contribuiu com Escola Raio de Sol. “Agradecemos também os patrocinadores e a equipe da Apae, que colaboraram para o sucesso do Festival”, disse.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS

Veículos Usados

100CAR COMÉRCIO DE VEÍCULOS
Av. Brasíl, 1245-N - Centro
Fones: (65) 3326-6364
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

AM VEÍCULOS
Av. Brasil - Centro
Fone: (65) 3326-3701
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CADORE VEÍCULOS
Av. Ismael J. Nascimento, 1252-W - Centro
Fone: (65) 3325-1100
Cel: (65) 98408-0377
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CÉSAR VEÍCULOS
Av. Ismael J. do Nascimento, 2089-W - Jd. Tangará II
Fone: (65) 3326-5596
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ELITE CAR
Av. Brasil, 1818-W - Centro
Fone/Fax: (65) 3325-0545
Site: www.elitecarauto.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

ESTRELA VEÍCULOS
Rua Virgílio Favetti, 1635-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-1003
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

MUNDI CAR
Av. Tancredo A. Neves, 143-N - Centro
Fone: (65) 3326-4553
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

NELSON VEÍCULOS
Av. Brasil, 1553-S - Centro
Fone: (65) 3329-1714
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

PINGO VEÍCULOS
Av. Brasil c/ Rua 26 - Centro
Fone: (65) 3326-6355
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

PÓLO VEÍCULOS
Av. Ismael J. Nascimento, 907-W - Centro
Fone: (065) 3326-5400
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

TOP CAR MULTIMARCAS
Av. Brasil, 2018-W - Jd. América
Fone/Fax: (065) 3326-5500
Site: www.topcartangara.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Veículos Novos

CAROLINA VEICULOS - Revendedor VOLKSWAGEN
Av. Brasil, 655-N - Centro
Fone: (65) 3329-1055
Site: www.carolinaveiculos.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT

CANOPUS VEÍCULOS - Revendedor TOYOTA
Av. Lions Internacional, 968-W - Jd. Califórnia
Fone: (65) 3311-5400
Site: www.grupocanopus.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT

DOMANI VEÍCULOS - Revendedor FIAT
Av. Tancredo Neves, 1000-S
Fone: (65) 3311-4500
Site: www.domanifiat.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT

NORTE MOTORS - Revendedor MITSUBISHI
Av. Ismael J. Nascimento, 1560-W - Jd Tangará II
Fone: (65) 3311-9300
Site: www.mitsubishimotors.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT

OESTE VEÍCULOS - Revendedor CHEVROLET
Av. Lions Internacional, 1495-W - Vl. Esmeralda
Fone: (65) 3311-5000
Site: www.oesteveiculos.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra MT

TROPICAL VEÍCULOS - Revendedor FORD
Av. Brasil, 1427-S - Centro
Fone: (65) 3311-1500
Site: www.fordtropical.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT