POLÍTICA - PSD aumenta em 40% o número de filiados em Tangará da Serra

Durante ato mais de 130 pessoas se filiaram ao PSD na passagem da Comitiva do partido pelo município

O Partido Social Democrático (PSD) teve sua base ampliada em Tangará da Serra, somando mais de mil filiados no município. O crescimento de filiações foi em torno de 40% entre os anos de 2016 e 2018. Durante reunião do partido na última semana, com a presença do presidente regional da sigla, Carlos Fávaro, 130 novos correligionários se filiaram a legenda partidária, que é a segunda maior do estado. Também participaram o deputado Wagner Ramos (PSD), o presidente do PSD do município, Reck Júnior, os vereadores da região, e presidentes de outros partidos, além de lideranças da comitiva do PSD.

Segundo Fávaro, o partido trabalha para consolidar até as convenções, no mês de agosto, a candidatura majoritária. “Nosso partido tem crescido e se consolidado em todo o estado. Esse processo mostra a força do PSD e o desejo das pessoas estarem conosco na construção de Mato Grosso para os mato-grossenses. O PSD do nosso estado o não tem mais caciquismo, ninguém decide sozinho o rumo do partido. Temos trabalhado em unidade e dando liberdade aos membros. E acreditamos que esse é o caminho da nova política”, afirmou.

O presidente regional e outros dirigentes partidários continuam ouvindo as bases, principalmente, no interior do estado, para colher sugestões de medidas mais adequadas aos problemas de cada região. “O fortalecimento e crescimento da base tem trazido boas expectativas. Uma demonstração do quanto o partido é democrático e está aberto ao diálogo. Tivemos representantes de vários partidos na reunião em Tangará da Serra”, comenta o secretário do partido, Stephano do Carmo. 

A reunião política foi marcada pela filiação da ex-vereadora Rosangela Pizico, que tem bastante tempo de militância política e partidária e trouxe novos correligionários. Segundo ela, está muito otimista por ser a nova representante do PSD Mulher. “Trouxemos conosco 130 novos filiados, de profissões diversificadas e também muitos jovens, e temos certeza que mais pessoas virão se filiar ao PSD nos próximos dias. A nossa liderança é bastante representativa”. 

O partido tem feito visitas sequênciais aos municípios para ouvir a base, e com objetivo de atender a todas às regiões. A comitiva do PSD já visitou desde maio às regiões Sudoeste, do Araguaia e do Médio Norte, somando 24 cidades. Contando com as visitas feitas para apresentar o programa ‘Internet para Todos’, quando Fávaro ainda era vice-governador, já são 57 municípios visitados. A intenção, de acordo com o secretário, é percorrer o maior número de municípios até as eleições. Na próxima semana, será a vez da região do Vale de Juruena.

Participaram também da reunião o vice-prefeito Renato Goveia, representantes de outros partidos: vereador Carlinhos da Esmeralda (PSC), Luiz Henrique (DEM), Airto Franchini (PP), Raimundo da Cruz (PPS), Eduardo Pereira (PROS), Frank Massavi de Azevedo (PDT) e o Marquinhos da Vitani (PTB).

Atualmente, o partido tem cinco deputados estaduais, 25 prefeitos, 18 vices-prefeitos, 188 vereadores e quase cinco mil mulheres filiadas a legenda. Comprovando a força do partido social democrata, somente na região do Médio Norte o partido conta com cinco perfeitos - Areanápolis, Brasnorte, Nortelândia, Nova Olímpia e Campo Novo do Parecis.

Fonte: Dialum Assessoria de Imprensa

Diretor do IPES lança dois livros de temática infantil

O diretor do Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (Ipes) lançou no início desse mês dois livros que abordam histórias direcionadas ao público infantil, e que já podem ser utilizados na metodologia de ensino das escolas tangaraenses. O lançamento aconteceu durante o 17º congresso da Associação Mato-grossense de Escolas Presbiterianas, que foi sediado em Tangará da Serra e que reuniu instituições de todo Estado.

De acordo com o autor Reverendo Marcos dos Anjos, o livro ‘A Menina Traquina’ aborda algumas peraltices que são praticadas na vida infantil, revelando os cuidados que os pais tem com as crianças diante de eventuais situações perigosas. “O livro demonstra também como a criança deve se comportar nas brincadeiras, sem que corram certos riscos nos momentos de diversão”, relatou o escritor, informando que o livro ‘A Árvore de Cabelos Brancos’, que também foi lançado na oportunidade, tem como moral o fato de pequenos cuidados básicos terem o poder de evitar situações catastróficas.

“A história desse livro é baseada em fatos reais. Aqui do lado da escola, tinha uma árvore muito grande e que foi derrubada pelo vento. Quando investigaram a situação, descobriram que ela caiu porque estava cheia de bichinhos comendo ela, mas mesmo assim continuava florescendo. A história mostra também os cuidados que as crianças devem ter nas horas de tempestade, além de ter a moral que cuidados pequenos podem evitar muitas coisas”, contou o escritor.

Veterano em ser autor, o Reverendo já havia lançado três outros livros que também abordam a temática infantil. “Tenho o livro Boi Babaçu que fala cobre os sonhos de crianças e sobre o empreendedorismo infantil, o livro A Face Vermelha que mostra como o pré adolescente pode se comportar diante de uma agressão, e também o Anzol de Anfinetes, que apesar do nome, fala da preservação dos peixinhos”, finalizou.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Tangará comemora o Dia de Enfrentamento da Violência contra o Idoso

Foto: Humberto Ferreira
O evento foi realizado nas dependências do Teatro Municipal Pedro Alberto Tayano Filho

Como parte das comemorações do Dia Mundial de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, aconteceu na última sexta-feira 15, um Seminário promovido pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, tendo a frente a Secretaria Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes o Prefeito Fábio Martins Junqueira, a Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, a Presidente do Conselho  Municipal da Pessoa Idosa, Ana Lúcia Adorno de Souza, Secretários Municipais, Representantes de diferentes segmentos  e do público em geral.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira, o Secretário de Assistência Social Aguinaldo Garrido e a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa Ana Lúcia Adorno de Souza, falaram aos presentes e foram unânimes em alertar a todos do Direito, do Respeito e da Proteção que temos que  dispensar as pessoas idosas

Em seguida a Enfermeira Juliana da UNEMAT proferiu uma Palestra ressaltando os cuidados que temos que ter com as pessoas idosas. As quedas, dicas e tratamentos. A Psicóloga do CREAS Bárbara também falou aos sobre a violência que é verificada diariamente com os idosos, que se define como qualquer ato, repetitivo, ou omissão, que ocorre em qualquer relação supostamente de confiança, que causa dano ou incomodo, prejudicando a integridade física e emocional. Todos os temas altamente relevantes quando tratamos com pessoas idosas, que no Brasil são consideradas com mais de 60 anos de idade. Foi entregue aos presentes um material de divulgação contendo uma Cartilha de Combate à violência contra o idoso e uma relação sobre os crimes e punições que são verificados no dia a dia.

Humberto Ferreira
Redação CTS