17 Estados aderem à campanha que vende produtos sem impostos

Dia da Liberdade de Impostos, promovido pela CDL Jovem, busca conscientizar consumidor sobre tributação brasileira. Itens com desconto na data vão de roupas a carro

Os brasileiros trabalham quase cinco meses por ano apenas para pagar impostos – e a contrapartida em serviços públicos oferecidos ainda deixa a desejar. Para chamar a atenção sobre a alta carga tributária, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove em todo o País, no dia 24 de maio, a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).

Durante a campanha, tradicional em várias capitais, empresários de 17 Estados vão vender produtos sem o valor do imposto embutido – os tributos serão pagos pelas lojas patrocinadoras, mas não repassados aos consumidores. Os itens vão de roupas e cosméticos (caso dos shoppings participantes) até carro zero quilômetro, passando pela gasolina, em diversos postos de combustíveis.

O vice-coordenador da CDL Jovem Nacional e presidente da CDL Jovem do Distrito Federal, Raphael Paganini, convida lojistas de todo o País a aderir à campanha, e lembra que todos saem ganhando. "É um movimento que une consumidores e empresários em torno de um interesse comum: questionar o valor dos impostos ante a falta de retorno do poder público, em uma campanha de conscientização que movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato", defende.

Ele ressalta que a entidade, por meio do DLI, defende a simplificação tributária no Brasil. "Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência", afirma. Para a CDL Jovem, no lugar das dezenas de tributos existentes atualmente, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. "Assim, o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo", esclarece. Ele defende ainda a fixação de um teto porcentual na cobrança de impostos, o que daria mais segurança financeira ao empresário.

Confira abaixo quais são os Estados participantes do DLI 2018:
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
CDL Jovem DF
A Câmara de Dirigentes Loistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem DF) é uma das representações regionais da CDL Jovem. A entidade nacional, parte do sistema CNDL, proporciona às CDLs um espaço onde jovens empresários lojistas possam se desenvolver, com espírito de liderança, empreendedorismo e foco em inovação e sustentabilidade. Reuniões regulares, palestras, eventos e campanhas de conscientização estão entre as ações mais destacadas.

Fonte: RP1 Comunicação Brasília

Governador acompanha trabalhos da Caravana da Transformação

Em uma semana, foram realizadas 2.894 cirurgias, além de 7.738 consultas oftalmológicas. A expectativa do governo é fechar o evento com 35 mil atendimentos.

O governador Pedro Taques esteve na Arena Pantanal na manhã desta segunda-feira (23) para acompanhar os serviços médicos da Caravana da Transformação, que é realizada desde dia 16 de maio e vai até 10 de maio. Em uma semana, foram realizadas 2.894 cirurgias, além de 7.738 consultas oftalmológicas. A expectativa do governo é fechar o evento com 35 mil atendimentos.

A agente de saúde da área rural do Rio dos Peixes, Deoglece Xavier da Silva, conta que a equipe dela trouxe um grupo de 55 idosos e foi realizada uma verdadeira força-tarefa para organizar o transporte de todos.

Parte das pessoas veio de ônibus e as demais em carro de servidores do município e até mesmo de moradores que se disponibilizaram a atuar na ação. “Eles são de famílias que não têm como pagar e quando a oportunidade apareceu, resolvemos mobilizar toda a comunidade”.

Quando a cirurgia acabar, os agentes que atuam no Rio dos Peixes já estão preparados para fazer um trabalho específico para o pós-operatório, onde ônibus escolares serão disponibilizados para o transporte de médicos, enfermeiros e agentes que visitarão todos os pacientes.

Interior

Além dos pacientes moradores do aglomerado urbano, a caravana recebe pessoas vindas do interior de Mato Grosso. O aposentado João Gualberto do Rosário, por exemplo, é de Nova Olímpia e está em Cuiabá para receber o atendimento.

A expectativa dele era fazer a cirurgia para enxergar melhor, mas durante a consulta, descobriu que tinha glaucoma nos dois olhos e foi encaminhado para o serviço municipal de atendimento. “Eu descobri a doença agora. Já sabia que tinha catarata porque passei por uma consulta há muito tempo e naquela ocasião, me diagnosticaram”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata.

Atendimentos

O público-alvo da Caravana da Transformação é de pessoas a partir de 55 anos. Os interessados devem procurar a Arena Pantanal e fazer regulação para cadastro e agendamento da consulta e exames. É necessário trazer documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão SUS.

Nesta edição serão atendidos os moradores Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres.

Cidadania

A 13ª edição da Caravana da Transformação também oferecerá serviços de cidadania entre os dias 23 e 28 de abril, das 8h às 16h. Serão ofertados serviços como emissão do RG (com foto feita na hora), emissão/atualização do Cartão SUS, atualização do CadÚnico e cadastro em programas sociais, emissão do Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Além disso, a Caravana passa a contar com a parceria da Defensoria Pública da União e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que terão estandes de atendimento durante o evento.

Fonte: Caroline Rodrigues | Gcom/MT

10º Moto Encontro “Estradeiros da Serra” será no final de semana

São esperados visitantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás

Em comemoração aos 15 anos de fundação, o “Estradeiros da Serra” realizará nos dias 27 e 28 de abril, o 10º Moto Encontro, quando são esperados visitantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e vários outros estados. 

Segundo o presidente do clube, João Carlos Ribeiro, o Carlinhos da Nil Car, a programação será intensa e visa oferecer aos participantes momentos de muita alegria e descontração. “Esse encontro acontece na sede do Estradeiros da Serra com uma festa de recepção aos motociclistas do Brasil inteiro que vem para participar conosco. Preparamos tudo com muito zelo e carinho e aguardamos pessoas de vários estados, que inclusive, já reservaram suas vagas em hotéis da nossa cidade”, informa. 

De acordo com Carlinhos, o evento foi pensado para proporcionar aos visitantes comodidade e diversão. “Teremos um amplo estacionamento com toda segurança, que não será cobrado. Uma praça de alimentação, onde as bebidas serão vendidas e teremos ainda, as concessionárias de motocicletas fazendo uma exposição de motocicletas, com modelos 2018, além de exposição de roupas e equipamentos para motociclistas”, revela o organizador, ao lembrar, que o Grupo de Apoio Oncológico (GAO) também estará presente fazendo seus trabalhos de orientação. 

Para alegrar o evento que durará dois dias, a organização contratou quatro bandas que se revesarão no palco, sendo Los Mandraques, Single Rock, Jan On e Heróis de Brinquedo (Cuiabá), além da cantora Allane Carvalho, de Sinop. 

O evento é aberto a toda a população. “Esse convite é para todo mundo, não somente para quem tem motos. Todos serão muito bem vindos, até porque esse é um evento para a família. Aos interessados, a pulseira está sendo vendida ao valor de R$35. 

Fonte: Rosi Oliveira /JORNALISTA

Rogério Silva pede foco no Turismo de Negócios

O turismo de negócios e eventos é o melhor caminho para a região alavancar um setor que ainda se ressente da falta de uma política pública condizente. É o que prega o vereador Rogério Silva (MDB), que pediu ao Executivo, em sessão ordinária realizada no início deste mês, a implementação de ações mais efetivas para o desenvolvimento do turismo em Tangará da Serra. 

Rogério conceitua o turismo de negócios e eventos como um conjunto de atividades decorrentes de encontros de interesse profissional, comercial, institucional, promocional, técnico, científico e social. Ele cita o agronegócio como exemplo. “Eventos ligados ao agropecuário resultam em públicos potencialmente consumidores dos nossos atrativos. Ou seja, quem vem a um grande evento pode aproveitar sua estada na cidade para visitar nossos pontos turísticos”, esclareceu o vereador. 

Porém, segundo Rogério Silva, este conceito depende de uma série de fatores para alcançar um patamar que resulte em vocação econômica. “Temos de avaliar as atrações turísticas que temos e considera-las dentro de um contexto que inclui outros segmentos e logísticas”, disse, lembrando a importância de uma secretaria de Turismo atuante, com bom orçamento e que venda as potencialidades do município ao público externo de uma forma articulada, planejada e eficiente. 

Neste aspecto, Rogério Silva destaca a importância do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que está em viabilização na cidade e, principalmente, um aeroporto bem estruturado e o centro de eventos - cujas obras andam a passos de tartaruga. 

Fonte: SÉRGIO ROBERTO/Assessoria