Fóruns Setoriais de Cultura iniciam discussões com Comunidade Artística

Nesta quarta as discussões seguem com o segmento Literatura

Discutir a cultura mato-grossense através de um debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisados, e assim propor estratégias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidadãos aos serviços culturais, além de propor estratégias para o desenvolvimento econômico e social a partir da cadeia produtiva da cultura, que a comunidade artística está participando desde a noite da última segunda-feira, 24, dos Fóruns Setoriais da Cultura.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra, através do Departamento de Cultura, os Fóruns Setoriais de Cultura precedem a Conferência Municipal de Cultura, marcada para este sábado, 29. “A mobilização para a conferência começou dia 17 e segue agora com os Fóruns Setoriais (…) uma forma de discutir mais especificamente as propostas para cada segmento”, explica o coordenador de Cultura, Anselmo Parabá. 

No primeiro dia de discussões, realizadas na Biblioteca Municipal, a comunidade das Artes Cênicas foi ouvida, e, na terça-feira, 25, os músicos. “Dessa forma conseguimos dar mais qualidade no andamento das propostas”. Nesta quarta-feira, 26, as discussões seguem com o segmento Literatura; na quinta-feira, 27, com Artes Visuais; e na sexta-feira, 28, com Patrimônio.

Nestes dias, reforça Parabá, a comunidade artística está fazendo a primeira avaliação do Plano Municipal de Cultura, implantado em Tangará da Serra no ano de 2015 e válido por 10 anos (2016/2026), assim como eleitos os Conselheiros Municipais de Cultura – um representante de cada segmento.

Já no sábado será apresentado o texto-base discutido nos Fóruns Setoriais e iniciada a discussão das propostas do Município para a Conferência Estadual de Cultura, marcada para acontecer no final de novembro, em Cuiabá. 

A Conferência de Cultura é aberta a toda a comunidade e acontecerá no Teatro do Centro Cultural, das 13h às 19h. 

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS