Antenor Soares e Joana D'arc são destaques na educação

Escolas de Tangará foram bem na avaliação

Atingindo pontuações superiores a meta estabelecida pelo Governo Federal através da avaliação realizada com a Prova Brasil, os Centros Municipais de Ensino Antenor Soares e Joana D’arc obtiveram destaque com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As estatísticas foram apresentadas pelo Ministério da Educação no início dessa semana, revelando que a maioria das escolas de Tangará da Serra atingiram a meta, tanto na rede Estadual de ensino como também na Municipal.

Na Escola Joana D’arc a pontuação conquistada nos 4º e 5º anos foi de 7.1, superando a meta de 5.5 estipulada pelo Ministério da Educação. De acordo com a coordenadora da instituição, Nara Rosani Kist, a escola vem melhorando a cada divulgação do Ideb devido a um trabalho desenvolvido com todos os profissionais da Educação. “É um trabalho de formiguinha, com todo um processo de orientação. Contamos com o apoio importante da direção e dos coordenadores e, principalmente, conscientizamos as crianças sobre a importância de atingir uma boa nota na avaliação. É muito interessante, pois todos os alunos conseguem assimilar essa importância”, comentou a educadora, destacando que todos os estudantes ficaram imensamente felizes com a nota obtida.

A mesma satisfação foi demonstrada pela diretora da Escola Antenor Soares, Ivone Barbosa, que atribuiu o desempenho conquistado no comprometimento diurno de todos os profissionais da Educação e dos alunos. “Todos nossos professores participam de formação semanal na Semec, temos um material pedagógico muito bom e contamos com recursos além dos livros, através de outras fontes para enriquecer e estimular esse bom hábito nos alunos. Nossos estudantes quase não faltam, então é realmente um conjunto de fatores”, comemorou a diretora da Antenor Soares, que conquistou 6.3 no Ideb nos 8º e 9º anos, 0.7 a mais do que a meta estabelecida.

Escolas Estaduais de Tangará também conquistaram bom desempenho

A maioria das escolas pertencentes a Rede Estadual de Ensino em Tangará da Serra conquistaram um bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Referente aos 4º e 5º anos, as Escolas Estaduais Hélcio de Souza e João Batista conquistaram as primeiras colocações no ranking no Município, chegando a 6.7 pontos, média considerada excelente.

“Foi feito um trabalho bem específico voltado para avaliação com simulados, apoio pedagógico dos professores e atividades em sala multifuncional. Atualmente atendemos 220 alunos, e ficamos felizes com o resultado”, comentou a coordenadora da Escola Hélcio de Souza, Maria Neli Barreto, satisfação essa que também foi demonstrada pela coordenadora da Escola João Batista, Eliana Sena Oliveira.

“Nossa expectativa foi superada. Fizemos um trabalho de gestão com vários projetos durante o ano, então os alunos adquiriram muito aprendizado”, comemorou Oliveira.

A Escola Estadual Manoel Marinheiro, que acumulou média de 5.6 nos 8º e 9º anos, também atribuiu o desempenho a projetos e simulados.

“A cada ano, mudam os professores, mas cada profissional que entra na escola desenvolve sua atividade com muito comprometimento, então o resultado é estarmos acima da meta do Ideb”, avaliou o diretor da instituição, Josemar Pereira.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS