Tangará ultrapassa 100 mil habitantes, aponta IBGE

Tangará da Serra permanece como o quinto mais populoso do Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa semana as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho.

Dos municípios mato-grossenses, Tangará da Serra permanece como o quinto mais populoso, com estimativa de 101.764 habitantes, um crescimento de 2,97% levando em consideração que no ano passado o divulgado foi de 98.828 residentes.

Para o vice-prefeito Renato Gouveia, o crescimento comprova o histórico de cidade acolhedora e boa de se viver que leva o nome de Tangará da Serra. “Nossa cidade está se consolidando cada vez mais como polo regional nas áreas do comércio, saúde e educação. Com isso a tendência é crescer cada vez mais”, avaliou o vice-prefeito, destacando que a estimativa oficial comprova também outros dados de crescimento da cidade. “Nossa expectativa é que Tangará da Serra já passou desse número há algum tempo. Temos oficialmente 101.764 habitantes, mas somente de cartão de SUS, temos cerca de 108 mil daqui de nossa cidade”, relatou Gouveia.

Segundo o IBGE, São Paulo continua sendo o Município mais populoso do País, com 12,2 milhões de habitantes. Na sequência vem Rio de Janeiro (6,7 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 3,0 milhões de habitantes cada). Entre os municípios menos populosos estão Serra da Saudade (MG), com 786 habitantes, seguido de Borá (SP), com 836 habitantes, e Araguainha (MT), com 956 habitantes.

Mato Grosso é o segundo maior da região Centro Oeste em número de habitantes, chegando a 3,4 milhões de residentes. O Estado aparece atrás de Goiás, que tem população estimada em 6,9 milhões, e à frente de Mato Grosso do Sul, 2,7 milhões de habitantes, e do Distrito Federal, 2,9 milhões.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS