Mais de duas mil crianças já foram imunizadas em Tangará

Iniciada no último dia 06 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite já imunizou mais de duas mil crianças em Tangará da Serra. O número corresponde a 39% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde a ser alcançada Município, que deverá ter o total de 5.495 crianças vacinadas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, o número é satisfatório tendo em vista que a campanha iniciou há poucos dias. “Esse é o parcial que tivemos na última terça-feira. A procura está bastante intensa, pois temos somente dez dias que iniciamos a campanha e já atingimos quase 40% da meta”, avaliou Herrero, ao reforçar que é importante que os pais fiquem atentos e levem seus filhos para tomar a vacina. “Mesmo a procura já sendo grande, ainda faltam bastante crianças. Então, gostaríamos de fazer o convite a todos os pais a levarem as crianças de um ano a menor de cinco anos até uma das Unidades de Saúde da Família, para receberem a vacina”, alertou a responsável.

Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, a Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de agosto. Em todo o país, 11.213.278 crianças devem receber as doses que protegem contra os dois agravos.

TRANSMISSÃO - O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.
Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Número deve aumentar com vacinação na zona rural e Dia D

A Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra estima que o número de crianças imunizadas contra o Sarampo e Poliomelite no Município deva crescer a partir de hoje, dia 16 de agosto, com o início da campanha na zona rural.
“Desde já, convidamos a população rural a ir nos locais de atendimento. Levem as crianças, pois vamos atualizar os cartões de vacinas”, convidou a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero.
Nesta quinta-feira, a campanha da vacinação acontece na Escola Estadual Ernesto Che Guevara; na próximo segunda-feira, 20, no Posto de Saúde da Curva (Assentamento Antônio Conselheiro); na próxima terça-feira, 21, na Gleba Triângulo; na quarta-feira, 22, na Escola Estadual Marechal Candido Rondon; e na quinta-feira, 23, no Distrito de São Jorge.

“Os atendimentos nesses locais acontecerão das 08h30 até 12h30”, informou Herrero.

A expectativa da Saúde Pública de Tangará da Serra é que o número de crianças imunizadas também cresça com a realização do Dia D da Campanha Nacional, que acontecerá no próximo sábado, dia 18 de agosto. “As vacinas serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde da Família, das 8h às 16h”.

Conforme dados levantados pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso está entre os três estados com os menores índices de imunização. O levantamento do Ministério da Saúde aponta que apenas 2,24% do público alvo para Poliomielite, com 4,5 mil crianças foram vacinadas. Já contra o Sarampo foram aplicadas 4,4 mil vacinas, totalizando 2,22% do público imunizado.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS