Mais de 5,4 mil crianças devem ser vacinadas contra poliomielite e sarampo em Tangará

Começa nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, com o objetivo de imunizar 11,2 milhões crianças de um ano a menores de cinco, em todo o país. No estado de Mato Grosso são 202.216 crianças.

Já em Tangará da Serra a meta é vacinar, pelo menos, 95% das 5.495 crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A campanha de vacinação foi lançada nacionalmente esta semana e em Tangará da Serra nesta sexta-feira, 03, oportunidade em que a Secretaria Municipal de Saúde reuniu parceiros e imprensa. 

“Estamos felizes em realizar uma campanha de vacinação diferente neste ano, com a participação dos três Rotarys de Tangará da Serra, o que, para nós, é uma honra e alegria, haja vista que o Rotary vem há muitos anos patrocinando principalmente a vacina contra a poliomielite”, iniciou o secretário Itamar Bonfim, ao destacar que o Rotary contribuirá com o trabalho de divulgação da campanha e patrocínio de alguns materiais. 

Presente da coletiva, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará, Juliana Herrero, falou sobre a logística do trabalho, iniciando na próxima segunda-feira, 6 e seguindo com a imunização até o dia 31 de agosto. “Todas as crianças de um ano e menores de cinco anos devem receber a dose, mesmo quem já tenha o cartãozinho de vacina em dia. Todas as crianças, indiscriminadamente, devem receber essas duas vacinas: que é a gotinha da polio e a vacina da tríplice viral”, informa.

A campanha, afirma Herrero, será realizada em todas as 18 Unidades de Saúde da Família, inclusive no Dia D, marcado para acontecer no dia 18 de agosto. “Lembrando que a vacina tem um horário diferenciado da abertura das unidades, por conta da temperatura: as vacinas estão disponíveis das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, todos os dias. No dia D, no sábado, estaremos abertos das 8 da manhã às 16, para receber as nossas crianças”. 

A expectativa é a cobertura superior a 95%, assim como ultrapassada nos últimos anos. “Acredito que alcançaremos o nosso objetivo bem antes mesmo no final da campanha”.

“E convocamos toda a comunidade: pais sejam conscientes do dia 6 a 31, de estarem levando suas crianças menores de cinco anos no Posto de Saúde, para termos certeza de quem em nosso município não temos nenhuma criança com essa doença”, reforçou o convite a porta-voz da família Rotária de Tangará da Serra, Brígida Fischer.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS