Educação de Mato Grosso está entre as melhores do país

Mato Grosso foi destaque na Educação em pesquisa

A criação de 42 escolas em período integral, implantação de 8 escolas militares, concurso público para a educação, cumprimento de acordo de aumento salarial de quase 50% aos professores foi um dos motivos que levaram a educação de Mato Grosso a ser considerada a 5ª melhor do país, de acordo com o Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), uma ferramenta inédita lançada pelo jornal Folha de São Paulo e o Datafolha. O levantamento apontou ainda que o Estado possui o 9º melhor índice da segurança pública, entre as 27 unidades da federação.

No estudo que considera 17 variáveis agrupadas em 6 componentes – Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Finanças e Receita Per Capita, Mato Grosso está em 17º lugar com 0,353. O Estado saiu da zona crítica das políticas públicas, ficando de fora da lista dos estados considerados ineficientes em fazer mais com menos recursos. Diante da crise econômica nacional que afetou as contas do país nos últimos anos, apenas cinco estados estão acima de 0,50, em escala que varia de 0 a 1.

Contudo, Mato Grosso poderia estar numa situação ainda pior se não tivesse realizado investimentos na Segurança Pública e é o maior indicador de Mato Grosso, de acordo com o REE-F, com 0,701.

A atual gestão realizou, desde 2015, investimentos em recursos humanos com o chamamento de mais de 3,6 mil profissionais da Segurança Pública, aparelhamento, o dobro de viaturas na rua, reforma/locação de 39 delegacias da Polícia Judiciária Civil, novos prédios da Politec, novas unidades do Corpo de Bombeiros, dentre outros investimentos.

Fonte: Cenário MT